Na última semana, o novo disco do U2, No Line on the Horizon, vazou na Internet.
Segundo a Rolling Stone americana, a divisão australiana da Universal Music disponibilizou o álbum na rede, por engano, durante apenas duas horas, mas esse pouco tempo já foi suficiente para que as músicas do CD se espalhassem por blogs musicais e programas de compartilhamento de arquivos.
O que ninguém esperava é que a própria gravadora da banda fosse a responsável pelo fato. No Line On The Horizon tem lançamento oficial previsto para o dia 3 de março, mas, por causa do vazamento, o U2 anunciou que vai colocar imediatamente o novo disco na íntegra em sua página no MySpace. Mas até a tarde do dia 20, apenas Get On Your Boots, primeira música de trabalho do álbum, estava disponível no site.
Aham, sei...
Isso é apenas uma jogada de marketing criada com o advento da Internet: jogam o álbum na rede antes, para que possa ser baixado e ouvido, a fim de que a ansiedade para comprar o álbum em Compact Disc e as filas nas portas das lojas aumentem ainda mais.
Isso não é a primeira e nem será a última vez que isso acontecerá.
É a prova de que a Internet não é a vilã, e sim, grande parceira do mercado musical. Com mais gente ouvindo de graça, mais gente vai aos shows, e, consequentemente, mais dinheiro entra nas contas bancárias das lojas, gravadoras e artistas.
Postar um comentário