Soichiro Honda sempre quis ter um carro vermelho. Entretanto, no Japão, isto era um crime. Até que a persistência do fundador da marca fez com que o governo mudasse de opinião.
Da simplicidade dos primeiros carros de Fórmula 1 ao carmesim desafiador da Ferrari escolhido para a estreia do NSX, a pintura vermelha e branca da Honda Racing está ligada à identidade da marca. Portanto, pode ser uma surpresa descobrir que, quando Soichiro Honda escolheu um vermelho brilhante para o protótipo S360, houve problemas, já que carros vermelhos eram ilegais no Japão.
De acordo com a lei de trânsito japonesa no início dos anos 1960, as cores vermelha e branca eram reservadas para veículos de emergência. Enquanto veículos do Corpo de Bombeiros e ambulâncias podiam usar tais cores, os carros vendidos a civis não. O governo temia que veículos não-oficiais pintados de vermelho ou branco poderiam confundir a população, que estava iniciando sua familiarização com o automóvel.
No período pós-guerra, a influência e controle do governo japonês sobre a indústria automobilística era enorme. Dezenas de fabricantes de carros, motocicletas e caminhões surgiram após a Honda. Para favorecer a coesão nacional em detrimento da concorrência interna, o governo do Japão pressionou as empresas maiores para que assumissem o controle das menores.
A Nissan adquiriu a Prince e obteve o modelo Skyline. A Toyota agregou a Hino e ficou com a Hilux. A Honda era uma empresa pequena e fragmentada, mas a expectativa era que ela crescesse. Ela começou como fabricante de ciclomotores, usando motores de 50 cc, derivados de geradores de energia para rádios que eram usados na guerra.
Soichiro publicou uma coluna inteira no Asahi Shimbun, um dos principais jornais do Japão, para reclamar da restrição. "O vermelho é uma cor básica do design, como eles podem proibi-lo por lei?", argumentou. Ao mesmo tempo, a Honda enviou seu principal executivo ao Ministério dos Transportes, para obter permissão para usar a cor vermelha. Desta vez, com um pouco mais de diplomacia. A pressão funcionou, o governo recuou e a Honda lançou o S500 como o primeiro carro de produção japonês na cor vermelha.
O S500 deu origem à toda uma onda de veículos da Honda nas cores vermelha e branca, a ponto dos motociclistas apelidarem a marca de "Big Red". A empresa adotou oficialmente o Honda Red como sua cor corporativa em 2001 e, como parte das comemorações do 75º aniversário, lançou um lápis especial da mesma cor.
Se você dirige um Honda vermelho, orgulhe-se disso, pois Soichiro lutou muito pelo direito de usar esta tonalidade. De certa forma, o vermelho é a sua assinatura pessoal.
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