Programa "Top Gear" é cancelado pela BBC "pelo imediato futuro"

BBC Top Gear Freddie Flintoff Paddy McGuinness Chris Harris
De acordo com uma declaração da BBC, o tradicional programa de televisão do canal, Top Gear, sairá do ar, mas não será encerrado por completo, uma vez que a revista de mesmo nome que a emissora publica, o site, formatos e licenciamentos de marca ao redor do mundo continuarão sendo mantidos.

O motivo da pausa na produção da versão britânica do Top Gear é que um dos apresentadores, o ex-jogador de críquete Freddie Flintoff, sofreu um acidente durante as gravações de um episódio da trigésima-quarta temporada, em dezembro de 2022.

O incidente provocou ferimentos em Freddie, mas ambos chegaram a um acordo, e uma das obrigações da BBC para cumprimento do mesmo é o cancelamento da próxima temporada. "Sabemos que uma pausa no programa será um desapontamento para os fãs, mas é a coisa certa a ser feita. Todas as outras atividades do Top Gear não sofrerão o impacto do hiato do programa de televisão", disse a BBC em seu site.

Apesar de usar termos como "pausa no show" e "futuro imediato", indicando que o programa "Top Gear" não foi cancelado para sempre, também se sugere que, provavelmente, o formato atual, com Chris Harris, Paddy McGuinness e Freddie Flintoff, não retorne mais.

O acidente sofrido por Flintoff aconteceu na famosa pista de testes do Top Gear britânico, no Dunsfold Aerodrome. Uma fonte disse ao tabloide The Sun que ele estava dirigindo normalmente, não estava em alta velocidade, que poderia ter acontecido com qualquer um, mas Freddie teve que ser levado de helicóptero a um hospital, e que fotos revelaram que ele estava com um corte no rosto.
Top Gear's Freddie Flintoff appeared publicly for the first time since the accident
Alega-se também que o acordo entre BBC e Flintoff gerou valores equivalentes a nove milhões de libras esterlinas, e este ressarcimento não será efetuado usando o dinheiro das taxas que os britânicos pagam para assistir à BBC em seus televisores, mas pela BBC Studios, que é um braço comercial da emissora e obtém receita através de outras operações.

A emissora abriu uma investigação terceirizada sobre a segurança nas gravações. Esta análise foi concluída em março de 2023, mas não será revelada ao público.

O programa britânico "Top Gear" foi pela primeira vez ao ar em 1977, e teve várias mudanças de elenco e formatos ao longo dos anos. Em 2002, uma versão mais direcionada à personalidade, com Jeremy Clarkson e Richard Hammond, ganhou notória popularidade. Um ano depois, James May completou o que se tornaria o famoso trio "Orangutan, Hamster and Capitain Slow".

Desde então, "Top Gear" também teve que lidar com as piadas e polêmicas declarações emitidas pelos apresentadores, sobretudo por Jezza. Em 2015, a agressão de Clarkson a um integrante da produção do programa resultou em sua demissão, desencadeando uma reformulação completa no elenco e diversas mudanças no formato do Top Gear.

Postar um comentário