Veja uma réplica funcional de motor Chevrolet 454 V8 big block e transmissão manual de quatro marchas sendo controlada por um computador de 8 bits

LEGO Chevrolet 454 V8 Engine and Manual Transmission
Com as inúmeras possibilidades que os blocos de LEGO proporcionam, eles se tornaram mais que apenas um brinquedo. Com eles, pode-se construir praticamente qualquer coisa: carros, barcos, aeronaves, casas... enfim, quase tudo que a criatividade da pessoa pode imaginar.

Até mesmo réplicas de motores à combustão que funcionam de verdade podem ser criadas, como o mais recente projeto de Evan Koblentz, que montou uma reprodução em escala quase idêntica à do famoso motor 454 V8 big block que equipou diversos modelos de carros esportivos e picapes da Chevrolet das décadas de 1970 e 1980.

O motor Chevrolet 454 V8 foi introduzido no mercado em 1970 para substituir o 427 V8. Ele equipou os modelos Corvette, Chevelle SS, Caprice, El Camino, e Monte Carlo até o final de 1975, quando a crise do petróleo e o novo regulamento de emissões fizeram com que o 454 V8 tivesse sua fabricação encerrada. Entretanto, nos anos 1980, o 454 V8 retornou ao mercado, e foi instalado em algumas picapes da General Motors, como o Chevrolet SS.

Como se o desafio não fosse grande o suficiente, Evan usou somente peças de LEGO criadas durante a época em que o motor foi construído. Coincidência ou não, o fato é que os modelos de peças criados naquele tempo serviram perfeitamente para que a ideia de Koblentz se tornasse realidade.

Cabe salientar que as peças de LEGO que Evan usou para a construção não são aquelas comuns, que se encontram em qualquer loja de brinquedos, mas são da série Expert Builder, que existiu durante os anos 1970 e 1980. No entanto, não se trata de um kit especial para a montagem de uma réplica de motor, como por exemplo, da série LEGO Technic ou algo parecido, o que dignifica mais ainda o feito de Koblentz.

Todo o conjunto mecânico replicado consiste de várias milhares de peças, é um pouco menor em tamanho que o original e pesa por volta de 18 quilos. Koblentz diz que levou "uma pandemia" para construí-lo, e escolheu precisamente fazer uma réplica do Chevy 454 V8 pois era o mesmo modelo de motor que se via em um carro da época, como o Corvette e o Chevelle SS.
O mais impressionante de tudo é que, além possuir movimentos idênticos aos de um motor à combustão, é a precisão com que eles são executados. A réplica em LEGO possui pistões, válvulas com comando, virabrequim e volante, além do câmbio possuir embreagem, eixo piloto, engrenagens das marchas e a alavanca de câmbio que as gerencia.

Inclusive há lâmpadas que simulam a centelha das velas, que é responsável pela ignição da mistura ar-combustível, que é controlada eletronicamente, mais precisamente, por um computador Lazer 128, que é um clone do famoso PC Apple II, através de um programa criado na linguagem de programação BASIC.

Koblentz finalizou o projeto em 2022 e o levou até a Brickworld Chicago, uma das maiores convenções de LEGO nos Estados Unidos. A réplica de motor Chevrolet 454 V8 criada foi candidata ao prêmio de melhor criação mecânica, mas não levou o prêmio. Só após isto é que Evan criou e acoplou ao motor uma transmissão manual completa, de quatro marchas à frente e uma à ré, com embreagem e alavanca de mudança.

Então, em 2023, ele foi novamente à Brickworld Chicago, candidatou-se ao mesmo prêmio e, desta vez, foi o vencedor.

Postar um comentário