Patina Paint: nova pintura fornecida pela Porsche traz efeito de ferrugem aos carros direto da fábrica

Porsche Exclusive Manufaktur & Porsche Classic Present: Patina Paint To Sample
A Porsche foi uma das primeiras montadoras de automóveis a possuir um setor dedicado à produção de carros exclusivos a clientes especiais, que têm dinheiro à disposição para deixar uma unidade de qualquer modelo customizada de forma que seja a única.

A Porsche Exclusive Manufaktur disponibiliza uma paleta de cores com nada menos que 105 cores para os modelos da linha 718 e 918. Entretanto, a marca abriu ainda mais o leque, com a Paint To Sample, novo catálogo de cores. E a pintura que estreia este novo segmento é a Patina, com acabamento que imita ferrugem.

Com a moda dos carros antigos com estilo rat look, customizados de forma que aparentem estar com a pintura inacabada e ferrugem destacada, a Porsche resolveu ingressar neste nicho de mercado, oferecendo uma pintura a veículos novos de forma que pareçam que foram negligência de cuidados por décadas.

O Special Requirements Department, como era primeiramente chamado o programa de customização exclusiva de veículos da Porsche na década de 1950, iniciou suas atividades de maneira discreta. Um exemplo foi uma unidade do modelo 356 coberto de pele, mas o primeiro desejo que foi realizado e certificado pela marca aconteceu apenas em 1962, quando um cliente encomendou um 356 B Coupé com limpador traseiro, que, na época, não era nem um item de série nem opcional.

Inicialmente, o programa de customização exclusiva da Porsche focava em retoques na estilização de veículos, embora alguns clientes também pediram modificações em chassis e motores. A partir de 1971, a Porsche começou a comercializar peças de reposição. Sete anos depois, iniciou o desenvolvimento de edições especiais de seus modelos. Em 1986, a divisão especial foi rebatizada como Porsche Exclusive, e cresceu na segunda metade da década de 1990, para atender a demanda de mais de 600 pedidos de customização.
Voltando à Porsche Patina Paint, o que esta cor especial é e como funciona? Basicamente, é um efeito de ferrugem forçada que já vem pronto da fábrica, e é produzida a partir de processos especiais de oxidação para dar um acabamento vintage a um veículo moderno. A Porsche não declarou quanto custa esta pintura, mas, considerando que, ao escolher uma das cores já disponíveis no programa Paint To Sample, o cliente precisa desembolsar mais de 10 mil dólares, a cor que dá a um carro novo uma aparência de velho, sabendo-se da maior complexidade no processo de produção, deve ser bem mais cara.

Pagar cinco dígitos para fazer seu carro parecer que foi negligenciado por décadas pode parecer ridículo, mas você tem que admitir que o resultado deve ficar muito bom. Sempre há uma alternativa muito mais barata, como envelopar o carro, mas deve ser muito mais interessante a pintura sendo combinada em algumas superfícies da carroceria forçadamente enferrujadas com um processo químico.

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