Atualização do sistema anti-furto da Dodge faz com que unidades do Challenger e Charger fiquem com a mesma potência de uma máquina de cortar grama

2021 Dodge Challenger SRT Hellcat
Os modelos Dodge Challenger e Dodge Charger estão entre os carros mais roubados nos Estados Unidos. Se estas unidades, originais de fábrica, já são muito potentes, os que são possuídos pela alma do Hellcat, então... em mãos erradas, podem causar estragos de enorme monta.

Devido à preferência dos bandidos em seus carros, a Dodge atualizou, de forma gratuita aos proprietários dos veículos dos modelos citados acima, o sistema anti-furto, de forma a tentar impedir que meliantes consigam furtá-los. E faz isso de maneira drástica: limitando a potência em míseros... 2,8 CV!

A forma como o sistema atua é simples, mas bastante efetiva. O sistema de gerenciamento eletrônico do veículo não deixa o motor girar além da marcha lenta, ignorando qualquer acionamento do pedal do acelerador. Na rotação mínima, o motor desenvolve potência e torque comparáveis ao desempenho disponível em vários cortadores de grama quando estão em sua aceleração máxima.

Assim, com apenas 2,8 CV de potência e 30 Nm de torque a 675 RPM, caso o criminoso insista em querer sair com o carro, mesmo que arranque de uma descida íngreme, é quase impossível que conseguirá fugir de uma perseguição policial. Quando o proprietário retorna ao seu veículo, o sistema de segurança pede a digitação, na tela do sistema de infoentretenimento Dodge Uconnect 4C, de um simples código de quatro dígitos.

"Nos Estados Unidos, mais de 150 carros são roubados por dia. Para qualquer proprietário, é uma terrível violação pessoal. Ainda que seja raro, os ladrões estão focando em carros de alta performance, especialmente os da Dodge, e queremos que nossa 'irmandade' saiba que estamos tomando ações rápidas para minimizar esta possibilidade", disse Tim Kuniskis, CEO da Dodge.

A Dodge estará oferecendo esta atualização de software da central eletrônica para os modelos Challenger e Charger fabricados a partir de 2015. Entretanto, nem todas as unidades se beneficiarão do novo sistema anti-furto, pois só está disponível para os carros que possuem o motor 6.4 Hemi V8 ou o 6.2 Hellcat V8 com supercharger.

Quem possui quaisquer unidades que fazem parte dos modelos acima citados poderá, a partir do segundo semestre de 2021, procurar uma concessionária Dodge para realizar a atualização. Infelizmente, os proprietários das unidades do Challenger e do Charger que possuem o motor 5.7 Hemi V8 ou o V6, que constituem a maior parcela das vendas destes modelos, não poderão receber o upgrade. Ou seja, parece que estes não fazem parte da "irmandade".

Postar um comentário