Assista ao comercial do 1953 Kaiser Henry J, a primeira propaganda de carro veiculada em vídeo no Brasil

1953 Kaiser Henry J
Durante a Segunda Guerra Mundial, Henry John Kaiser construía navios, e Joseph Washington Frazer era sócio da Willys Overland e da Graham-Paige. Depois do fim do conflito, em 1946, ambos fundaram a fábrica norte-americana de automóveis Kaiser-Frazer.

A fábrica produziu dois modelos: o luxuoso Frazer e o popular Kaiser. Só que a empresa não tinha capital suficiente para enfrentar as grandes marcas norte-americanas. Então, Frazer saiu da sociedade em 1950. No ano seguinte, foi lançado um novo modelo: o Henry J, simples, barato, mais acessível e de peso leve, mas com design agressivo.

O carro era a antítese dos anseios do consumidor norte-americano, que queria luxo e sofisticação. Possuía duas opções de motor: quatro cilindros de 65 CV e seis cilindros de 80 CV. Além do pobre acabamento, o carro tinha apenas duas portas, num mercado que praticamente exigia que tivesse quatro.

O consumo de combustível era o menor entre todos os modelos norte-americanos, pois o Henry J pesava apenas 1.000 kg, mas, numa época de gasolina barata, quando o consumidor não se importava em ter um carro "beberrão", o modelo não se destacou por esta virtude.
1953 Kaiser Henry J Allstate Sears Roebuck And Co. Challenges them all for value
A rede de lojas de departamentos Sears Roebuck adotou o Henry J com sua própria marca, Allstate, e contribuiu para aumentar o número de vendas do modelo, que foi de 80 mil unidades no ano do seu lançamento. Entretanto, este número foi declinando rapidamente nos anos subsequentes, e, em 1954, a fábrica estava à beira da falência.

Então, a Kaiser se associou com a Willys-Overland, transformando-se na Kaiser-Willys Sales Corporation. Chegou a ser produzido um novo modelo esportivo, de fibra de vidro, mas também não se tornou um sucesso de mercado. Assim, em 1955, a Kaiser encerrou suas atividades. Mesmo assim, o último modelo criado pela marca ainda foi produzido na Argentina por sete anos.

Quando foi trazido ao Brasil, o Henry J logo recebeu o apelido "frango assado", devido ao design da traseira, que lembra a imagem do peito e das coxas do galináceo depois de cozido.

Postar um comentário