Trata-se do Dodge Viper SRT/10 ASC Diamondback Coupé, carro one-off criado pela American Specialty Cars (ASC) e apresentado no Detroit Auto Show em 2006. Um ícone americano com tempero britânico.
Com apenas 74 milhas (119 km) no odômetro, pode-se dizer que o carro, apesar de seus 12 anos de existência, é novo. Possui cor Arctic White Pearl com detalhes nas cores Viper Blue e McLaren Orange.
Outras características estéticas incluem rodas forjadas de 19 polegadas, sistema de exaustão quádruplo de aço inox, suspensão rebaixada em 3 cm, e revestimento de várias partes em fibra de carbono, como capô, teto, spoiler dianteiro, aletas de ventilação laterais e detalhes internos.
Agora, o que faz mesmo este carro especial é o motor 8.3 V10, que foi preparado pela... McLaren! O sistema de admissão de ar foi totalmente alterado, passando a possuir apenas trompetes e corpos de borboleta individuais para cada cilindro. Com isso, o propulsor passou a produzir 615 CV de potência.
Mas, como assim, a McLaren? Você deve estar se perguntando agora mesmo. Bem, isto não deixa de ser uma mentira, está mais para uma meia-verdade. De fato, uma empresa chamada McLaren Performance Technologies, sob encomenda da American Specialty Cars, foi responsável pela preparação do motor.
Na segunda metade anos 1960, Bruce McLaren saiu da Europa e foi para os EUA para competir na Can-Am. Em 1966, ele fundou sua própria equipe, a Bruce McLaren Motor Racing. Com ela, disputou os campeonatos da Fórmula 1 e da Can-Am, e foi neste último que houve o ponto alto da carreira de Bruce McLaren, já que venceu cinco das seis corridas da temporada 1967, quatro das seis da temporada 1968, e todas as onze provas da temporada 1969.
Naquela época, Bruce McLaren fundou a McLaren Engines, empresa dedicada a preparar os motores V8 Chevrolet dos protótipos. Esta empresa foi a que deu origem à McLaren Performance Technologies, que, apesar de manter o sobrenome de Bruce, não faz mais parte do grupo McLaren em 2006, quando preparou o motor deste Dodge Viper.
O anúncio está cadastrado no site American Supercars. O valor pedido por esta preciosidade é 295.000 dólares.
Postar um comentário