Como funciona o Koenigsegg FreeValve, comando de válvulas sem corrente da marca de megacarros sueca

Koenigsegg FreeValve
Um comando de válvulas tradicional de motor quatro tempos possui um eixo principal, que gira na metade da velocidade do eixo de manivelas (virabrequim). Desde o primeiro protótipo de Nikolaus Otto, o comando de válvulas, assim como quase todas as outras partes do motor, passou por diversas evoluções.

O motor VTEC da Honda é conhecido por alterar o tempo de abertura e fechamento das válvulas em altas rotações. A BMW e a Nissan possuem sistemas que alteram o tempo de abertura das válvulas de admissão, controlando a quantidade de ar inserida no cilindro de acordo com a posição do pedal do acelerador.

Só que a Koenigsegg, conhecida por seus carros mega rápidos, também inova em seus motores. Para atingir um desempenho excepcional nas pistas, várias partes do carro precisam sair do lugar comum. E uma delas é justamente o comando de válvulas, que dispensa a movimentação de partes mecânicas do motor, como corrente e eixo de manivelas.

E esta criação é chamada Koenigsegg FreeValve, um sistema que usa válvulas com acionamento hidráulico por atuadores pneumáticos individuais. Várias montadoras já trabalham em um sistema semelhante. A marca sueca investiu na criação de sua tecnologia durante os últimos treze anos.

Graças a este sistema, é possível monitorar o tempo de abertura, a pressão da mola e a posição atual de cada válvula, assim como desligá-la completamente. Desta forma, pode-se criar vários perfis de funcionamento para cada necessidade específica, como interromper o processo de ignição de alguns cilindros para economia de combustível, ou alteração dos tempos de admissão e exaustão para maior performance em pista.

É claro que, para este comando de válvulas funcionar, são necessários alguns itens que farão o motor trabalhar mais pesado: uma bomba de óleo, um compressor de ar e um acumulador somente para os atuadores. No entanto, a perda de potência resultante não é tão grande quanto a energia gasta para movimentar um comando de válvulas tradicional.

Além disso, este sistema pneumático é mais silencioso, produz menos emissões de poluentes, faz o motor consumir menos combustível, simplifica o tratamento dos gases da exaustão, além de aumentar o torque e a potência.

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