The Holy Trinity Contest: Porsche 918 vs. Ferrari LaFerrari vs. McLaren P1! Chris Harris pôe à prova os três carros mais desejados no mundo.

Chris Harris on Cars - LaFerrari v Porsche 918 v McLaren P1 at Portimao. Video Thumbnail
A espera finalmente acabou! Acompanhe a saga do famoso jornalista Chris Harris em determinar qual dos integrantes da "santíssima trindade" é o mais melhor: o Porsche 918 Spyder, a Ferrari LaFerrari ou o McLaren P1.

O evento aconteceu no Autódromo Internacional do Algarve, localizado na cidade de Portimão, distrito de Faro, Portugal. Os três carros foram fornecidos oficialmente pelas suas respectivas fabricantes, mas várias regras e critérios foram estabelecidos para garantir uma disputa limpa e igualitária.

O vídeo possui quase uma hora de duração, portanto, prepare sua pipoca, gele seu refrigerante, sente-se em sua poltrona e aperte o play!

Para início de conversa, todos os carros tiveram seus pneus trocados por compostos Pirelli P Zero Corsa, dois conjuntos para cada carro. Além disso, apesar da presença de Raffaele de Simone no autódromo, somente Chris Harris faria as voltas rápidas com todos os carros.

Cada montadora enviou sua equipe de suporte à pista, mas apenas para ajudar o jornalista, nunca fazer nada em pista para ele. Cada uma das três equipes teve um box à disposição, bem separadas uma da outra. Após todas as explicações, é hora de acelerar.

O Porsche 918 Spyder possui o motor a combustão menos potente, mas seu sistema híbrido é o melhor, pois fornece energia suficiente para completar uma volta no circuito no modo apenas elétrico. Além disso, sua tração integral torna o carro menos agressivo nas curvas e mais "na mão" do piloto.

A Ferrari LaFerrari, por ter como motrizes apenas as rodas traseiras, já exige mais cuidado do piloto para uma pilotagem no limite do equipamento. Não sei se é uma característica dinâmica do carro, uma questão de acústica interna ou por deficiência aerodinâmica, mas se ouve mais os pneus fazendo o seu trabalho a cada curva.

Já o McLaren P1 é o mais agressivo dos três. Com um motor 3.8 V8 biturbo, aliado a um propulsor elétrico de 179 CV, parece pronto para "matar o piloto" a cada saída de curva, pois, quando os turbocompressores enchem, uma enorme quantidade de torque é despejada para as rodas traseiras, exigindo um rápido controle de quem está atrás do volante.

Claro que não vou estragar a surpresa e gerar um spoiler, mostrando de cara os tempos de volta de cada carro. No entanto, se você ainda não está assistindo ao vídeo e não se aguenta de curiosidade, clique aqui, e o resultado você verá abaixo.

Após as voltas rápidas, é hora de uma corridinha. Chris Harris recebe a visita de Marino Franchitti, vencedor das 12 Hours of Sebring em 2014 e irmão mais novo de Dario Franchitti, e Tiff Needell, que participou de dois Grandes Prêmios de Fórmula 1 em 1980, é ex-apresentador do programa Top Gear e integrante de longa data do Fifth Gear. A prova foi de três voltas, com os três carros largando lado a lado logo após a entrada do pit lane.

Chris vai no McLaren P1, Tiff na LaFerrari e Marino no Porsche 918. Chris Harris desconfia que o Porsche 918 Spyder vai disparar na frente na arrancada, por causa de seu sistema de tração integral característico do conjunto de motores combustão-elétrico.

Para a surpresa dele (e por que não, de nós também) o McLaren P1 fica pra trás, e LaFerrari e 918 largam emparelhados. No entanto, Chris Harris consegue chegar perto dos outros logo na primeira freada, e após algumas curvas, ultrapassa ambos com facilidade.

Nos segmentos de menor velocidade, Marino obtém alguma vantagem com o Porsche 918 Spyder, e chega a ultrapassar os outros, mas, nas saídas das curvas que precedem as longas retas, Chris usa todo o torque dos motores à sua disposição, e dispara na frente.

A disputa na pista, como era de se esperar, é intensa, com direito a powerslides duplos do McLaren P1 e da Ferrari LaFerrari em várias saídas de curva. Por isso, é a luta pelo segundo lugar, protagonizada por Tiff e Marino, que faz estes dois carros roubarem a cena do McLaren P1, que anda na frente quase todo o tempo.

Postar um comentário