Como nasceu e morreu o único Mazda Furai

How the Mazda Furai died
Em 2008, a Mazda revelou o conceito de carro de corrida Furai, que possui carroceria em fibra de carbono, um chassis Courage da LMP2 e um motor Rotary a etanol que produz 460 CV de potência. A equipe da revista Top Gear foi a única que teve o privilégio de guiá-la em uma pista.

Logo após, o carro misteriosamente desapareceu. Só agora, Charlie Turner conta o ocorrido, que culminou na destruição do bólido.

O fotógrafo Lee Brimble quis aproveitar as chamas que saíam do escape do carro nas reduções de marcha para fazer umas fotos do carro. No momento em que o piloto da Mazda reduzia marchas para iniciar o contorno de uma curva, o motor Wankel começou a pegar fogo.

Então, os brados de "POWER!" logo foram substituídos por gritos de "FIRE!". Os bombeiros estavam longe do Furai, e não chegaram a tempo de salvar o carro. Ninguém chegou a dizer que o Mazda Furai nunca seria destruído em seu primeiro teste, mesmo assim, ele acabou como o Titanic.
How the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai diedHow the Mazda Furai died
Os restos mortais do Furai estão repousando no Mazda Advanced Design Studio, em Irvine, California. No entanto, uma parte do carro ainda está no escritório da Top Gear Magazine: uma porta.

Na época, a Mazda pediu para que o acidente não fosse divulgado. O segredo foi tão bem guardado pela BBC que, em cinco anos, ninguém sequer desconfiou do que havia acontecido com o Furai. O relato completo de Charlie Turner você confere clicando aqui.

Postar um comentário