A campanha "A New Legend is Born" (Nasce uma nova lenda, em tradução livre) tem como centro da estratégia a mídia online e traz os dois apaixonados por carros de volta a ativa pilotando o novo Fusion e disputando para ver quem se sai melhor. Fabio Brandão, diretor de criação da JWT, garante que o resultado não estava prescrito no roteiro.
"Foi emocionante para quem estava assistindo e sentimos o clima de conflito durante a corrida. São duas pessoas amistosas, mas com personalidades completamente diferentes e que entendem muito de carro e tecnologia, afirma Brandão.
A ação faz parte de uma estratégia de pré-lançamento do veículo que só chegará ao mercado no fim de março. Em seguida uma campanha realizada pelo board global da JWT vai apresentar o carro. "A série com Mansell e Piquet é um aquecimento para mostrar aos consumidores o que vem por aí em termos de tecnologia em carro", explica Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford.
Para gerar expectativa nos consumidores, a JWT criou uma vinheta que foi apresentada como teaser em canais de TV por assinatura. A campanha também foi sendo conduzida pela Wunderman e Burson-Marsteller.
Bastidores
De acordo com testemunhas do encontro dos dois piloto, o clima entre eles foi tenso, porém cordial, com Nigel Mansell puxando Nelson Piquet para um abraço, mas, na pista, a rivalidade voltou à tona.
Acabou sobrando para os carros. Mansell encostou a frente do seu Fusion na traseira do carro de Piquet, que deu o troco, empurrando o carro do britânico para fora da pista.
Sergio Quintanilha, em sua conta no Twitter, falou algo que não apareceu nos vídeos e que só foi presenciado por quem estava lá:
- Nelson Piquet foi o primeiro a ser convidado pela Ford. Aceitou. Daí, foram até Nigel Mansell, que adorou a ideia.
- Nigel estava relaxado o tempo todo, ele se divertiu. Nelson, não. Ficou o tempo todo carrancudo.
- Durante os três dias de gravações, Nigel foi a churrascarias de Porto Alegre e circulou pelos boxes. Nelson ficou trancado em seu motor home.
- Nos treinos, Nigel fez o melhor tempo e garantiu a pole. Só que teve um detalhe. Não foi só uma corrida de dez voltas. Foram três provas.
- Nigel ganhou a primeira e a segunda corrida, de três voltas cada uma. Nelson ganhou a terceira, de quatro voltas.
- As pancadas foram sérias. Nelson disse que foi Nigel que começou. Mansell ficou putíssimo com a pancada que levou na terceira prova.
- Nelson só relaxou e sorriu depois de ganhar a terceira prova.
- Um Porsche Cayenne turbo foi usado para fazer filmagens no estilo "camera car", mas teve dificuldades, porque os dois pilotos pisaram fundo.
- A coisa não terminou bem. Mais relaxado, Nigel foi se despedir de Piquet. Nelson falou: "vai embora com mais uma derrota".
- Aí Mansell ficou bravo. Disse a Nelson: "você não aprendeu nada em 25 anos". Virou as costas e foi embora.
- É possível que o filme da disputa entre Nelson Piquet e Nigel Mansell no Ford Fusion seja usado também na Inglaterra.
Passagens históricas
A rivalidade entre Piquet e Mansell ficou marcada na história no ano de 1987, quando ambos defendiam a escuderia Williams. Havia uma disputa pessoal entre eles que em nada lembra o jogo de equipes dos dias de hoje.
No GP da Espanha, essa tensão ficou bem clara, quando Mansell, que havia tido problemas com o carro, consegue se recuperar, e após manobras impressionantes, passa Piquet. No entanto, não consegue terminar a prova, por falta de combustível.
Naquele ano, Piquet levou a melhor e sagrou-se tricampeão mundial, o primeiro brasileiro a conquistar o feito. O inglês só se tornou campeão do mundo em 1992.
Ficha Técnica
Título: "Encontro"
Cliente: Ford
CCO Team Detroit: Toby Barlow
CCO Brasil: Ricardo John
Diretor de Criação: Fábio Brandão
Coordenador Digital: Danilo Rodrigues
Redatores: Rafael Freire, Fábio Brandão e Nayara Lima
Diretores de Arte: Fábio Guimarães, Danilo Rodrigues e Daniel Righi
Planejamento: Newton Nagumo e Daniel Feitoza
Mídia: Aline Moda, Ricardo Medeiros, Camila Rodrigues, Rafael Pascoal, Juliana Mol e Fabio Juliano
Atendimento: Sergio Silveira, Alessandra Dal Bianco, Priscila Oliveira, Deborah Lia, Gabriel Manochio, Camilla Marcondes e Vanessa Gomes
Aprovação cliente: Mark Kauffmann, Oswaldo Ramos, Mauricio Greco, Andrea Colpas e Juliana Cardamone
Produção de RTV: Luana Aghata e Fernanda Peixoto
Produtora: Stink São Paulo
Produção Executiva/ Atendimento: Adriano Costa
Diretor: Jones+Tino
Diretor de Fotografia: Carlos Ritter
Montagem: Jones+Tino
Finalização: Clan VFX
Produtora de som: Satelite Audio
Produção: Kito Siqueira, Fernando Rojo, Hurso Ambrifi e Rodrigo Monteiro
Mixagem / finalização: Fernando Ianni e Fabian Jorge
Canto: Flavia Albano de Lima
New Ford Fusion Campaign Pits Nelson Piquet against Nigel Mansell Again
SÃO BERNARDO DO CAMPO, Brazil, Jan-21-2013 12:00 AM ET - As part of the New Fusion pre-launch efforts, Ford will relive one of the greatest rivalries in the history of Formula 1, with former world champions Nigel Mansell and Nelson Piquet racing a pair of Fusions. The campaign will air starting on Jan. 15 on www.ford.com.br/fusiongp.
The online "Fusion Grand Prix" campaign will have four episodes and highlights the stars' reunion 20 years after they left Formula 1. The campaign's first three episodes will air live on Jan. 15, 22 and 29, showing the drivers preparing for the race and the car's features. The finale, with the clash of rivals, will be aired starting on Feb. 5.
The "A New Legend is Born" campaign was specially designed for the Fusion's launch to convey how the car is a game-changer in its class and unites sportiness and sophistication. The Fusion Grand Prix campaign aims to highlight the car's features and create a connection with the audience that witnessed Piquet and Mansell's rivalry on and off the track.
"The New Fusion creates an unprecedented class of premium sedans with all-new sporty and stylish design and innovative technology. It's a car with a strong emotional appeal for luxury car buyers," says Oswaldo Ramos, Ford Brazil General Marketing Manager.
Episodes
Mansell, 1992 World Champion, visited Brazil in December 2012 for the video shoot with Piquet, the first Brazilian driver to win three Formula 1 championships (in 1981, 1983 and 1987). The legendary rivals were reunited in the Brazilian city of Porto Alegre for the video shoot after nearly 25 years without any contact. They tested and drove the New Fusion as if it were an official race. During the shoot, it was clear that both respect each other as professionals, but remain rivals at the wheel.
"This opportunity to relive one of the greatest rivalries on the tracks was something unique. It's the kind of idea that the car deserves and was a long-awaited tribute. The best thing was that they really had fun with the event and the spirit of competitiveness was still alive," says Fábio Brandão, Creative Director at JWT, the agency responsible for the campaign.
Meio & Mensagem
Postar um comentário