Volkswagen adquire o controle total da Porsche


Em comunicado emitido à imprensa no dia 4 de julho, a Volkswagen divulgou que foi concluído o processo de fusão entre ela e a Porsche. A empresa de Wolfsburg já possuía 49,9% das ações da Porsche, e pretendia adquirir o restante até 2014.

A partir de 1º de agosto, o acordo feito pelos membros administrativos das duas marcas alemãs já entrará em vigor, e a porcentagem saltará para 100%. A Porsche receberá, na negociação, 4,46 bilhões de euros e uma ação ordinária da Volkswagen.

Com isso, encerra-se uma operação que se estendeu por três anos. Em 2009, a Porsche planejava assumir o controle da Volkswagen. No entanto, por conta da crise econômica mundial, o valor da montadora de Stuttgart despencou. A empresa de Wolfsburg aproveitou o momento e comprou 49% das ações da Porsche, tornando-se sua maior acionista.

"A situação é para a Porsche, a Volkswagen e para a Alemanha como um sítio industrial. A operação tornará a Volkswagen e a Porsche ainda mais fortes, a partir de agora, tanto financeiramente quanto estrategicamente", disse Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen, que espera lucrar cerca de nove bilhões de euros.

"A integração nos permitirá implementar a estratégia de negócios da Porsche, a desenvolver projetos importantes mais rapidamente e analisar as oportunidades de crescimento dos segmentos do mercado", disse Hans Dieter Pötsch, chefe de finanças da Porsche.

Postar um comentário