Jim Downing, depois de perder seu amigo, Patrick Jacquemart, em 1981, após um acidente enquanto testava um Renault 5 Turbo IMSA GTU em Mid-Ohio, pensou em criar um equipamento que protegesse o pescoço em acidentes automobilísticos.
O HANS, essencialmente, funciona como um airbag. No entanto, ao invés de inflar, usa um colar e duas tiras de poliéster para minimizar o movimento da cabeça do piloto em uma colisão frontal. Os cintos de segurança são colocados em cima do colar, segurando o HANS no lugar correto.
No entanto, Jim Downing não via as vendas do seu HANS decolarem, pois só havia vendido 250 unidades de seu produto, até o fatídico acidente de Dale Earnhardt, nas 500 Milhas de Daytona, em 2001, que resultou em sua morte. A colisão não foi forte, mas se ele não tivesse deixado sua marca registrada e estivesse usando um conjunto de capacete fechado e HANS, teria sobrevivido ao incidente.
Só na semana pós-acidente, foram comercializadas 250 unidades. Atualmente, a maioria das categorias do automobilismo exige o HANS como pré-requisito de segurança para os pilotos. Mais de 140 mil HANS foram vendidos até hoje.
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