Antigamente, essa tarefa era relegada a um skiddometer, um reboque puxado por um caminhão ou algum outro veículo pesado. As deficiências dessa configuração ficaram claras desde o início, e os aeroportos procuraram por algo mais simples de testar. Na Suécia, terra de Saab e Volvo, isso fica fácil.
A Saab começou a produzir veículos especiais para medir o atrito das pistas dos aeroportos no início dos anos 1970. Vários modelos foram equipados. Como funciona?
Uma quinta roda é montada na traseira e conectada às rodas através de uma corrente de transmissão. Ela é pressionada para baixo por uma força de 136 Kg quando o carro está em velocidade. Um deslizamento entre 10% e 15% dessa roda permite cálculos constantemente variáveis do atrito oferecido pela superfície. Os sensores do carro transmitem sua leitura para as torres de controle em tempo real, permitindo mudanças imediatas e precisas nos requisitos de frenagem das aeronaves.
Vários aeroportos do mundo inteiro passaram a utilizar esses testadores da Saab, por exemplo, os de Munique, Oslo, Washington DC, Chicago, Albany e Buffalo.
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