Câmbio de dupla embreagem: como funciona


A transmissão com embreagem dupla foi inventada antes da Segunda Guerra Mundial, pelo francês Adolphe Kégresse. Tem funcionamento semiautomático, com duas embreagens concêntricas e independentes, uma para as marchas pares e outra para as ímpares. Enquanto uma marcha está em uso, a anterior e a posterior já estão engatadas.

Assim, a troca pode ser feita sem interrupção da aceleração, com uma das embreagens sendo conectada e a outra desconectada simultaneamente, o que permite rapidez de troca de marchas, sendo mais veloz que o câmbio de um Fórmula 1.

Apesar da aparência e no modo de uso o sistema ser bem parecido com uma transmissão automática, na verdade ele é um câmbio automatizado (robotizado). O atual Bugatti Veyron a utiliza, mas os Porsche 956 e 962, nos anos 80, já os usaram nas 24 Horas de Le Mans.

O sistema mais conhecido é o DSG (Direct-Shift Gearbox), desenvolvido pela BorgWarn, e fornecido inicialmente para a Volkswagen, depois para os carros de suas subsidiárias, como a Audi. Há também o PDK (Porsche Doppelkupplung), desenvolvido pela Porsche, e o PowerShift, de propriedade da Ford.

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