O que fazer com as pilhas?

Diante de tudo que as montadoras estão fazendo para diminuir as emissões de poluentes, como carros mais econômicos, que desligam o motor quando param no sinal, e no pisar do acelerador, ligam novamente, motores bi, tri e tetra combustível, e finalmente, a última moda, carros elétricos.

Agora, uma pergunta fica no ar: o que fazer com as baterias gastas dos carros, quando forem substituídas? Qual será o método para o descarte? Será feito um super lixão para elas?

As baterias são de lítio, um metal alcalino, portanto, elas poluem o meio ambiente. Além disso, em vez de pararmos num posto de combustível, estamos "reabastecendo" o carro em nossa casa, sobrecarregando o sistema de energia elétrica?

Será que não estamos trocando seis por meia dúzia, no que diz respeito a garantir um futuro melhor para o planeta? Teremos que construir novas usinas hidroelétricas para suprir a maior necessidade de energia elétrica? Ter um carro elétrico, no futuro, será uma prática inviável, já que teremos que parar a cada 80 Km para recarregar as baterias por 8 horas?

Não teria uma outra maneira de manter os motores a combustão, apenas tomando medidas para diminuir as emissões de poluentes, com resultados satisfatórios a longo prazo?

Postar um comentário