1897 Leon Bollée


Este triciclo da Leon Bollée, criado em 1897, possui um motor quatro tempos com um cilindro de 800 cm³, com sistema de ignição por um tubo quente, que é aquecido com a combustão de gás de cozinha.

Como a vela de ignição ainda não tinha sido inventada ou aperfeiçoada, um tubo oco, fora da cabeça do cilindro, é usado como uma extensão da câmara de combustão. Um injetor de gasolina externo coloca o combustível para dentro do tubo, gerando a faísca, que inflama a mistura do líquido com o ar.

A transmissão é de três marchas, e a tração na roda traseira é de responsabilidade de uma correia de couro. O sistema que faz o veículo parar é bastante peculiar também: em vez do freio vir à roda, é a roda que vem ao freio! Todo o conjunto da roda traseira é movido contra o bloco do freio, o que diminui a tensão da polia de transmissão, o que também contribui para a frenagem.

Cada um paga o seu!

Acidente envolvendo um BMW Z3 e um Fiat Uno Mille

Para abrir atrás, só as janelas. Volkswagen Fusca.


Circuito do Anhembi - Ferrari F458 GT3 - Daniel Serra - Onboard


Sabe quanto custa este motor Volkswagen?

Menos da metade de um novo.

Autódromo Internacional de Guaporé - Ferrari F430 GT2 - Daniel Serra - Onboard