Você já deve saber de quem estou falando... é claro que dos Beatles! Por um acaso, eles estavam presentes no mesmo estúdio da BBC em Londres onde inúmeros artistas do mundo inteiro já passaram, no entanto, do lado de fora, já que, por uma enorme coincidência, um certo grupo gauchesco estava ensaiando naquele dia para a gravação de um programa: trata-se do Conjunto Farroupilha.
Criado no Rio Grande do Sul, em 1953, o Conjunto Farroupilha, pouco tempo depois, já havia se transferido para o eixo Rio-São Paulo, onde apresentou programas de rádio, televisão e marcou presença até no cinema, no filme "As Aventuras de Pedro Malazartes".
Durante as décadas de 1950 e 1960, viajava para o exterior, em apresentações organizadas pela Varig, uma das principais companhias aéreas do continente americano na época. "Estou falando de 1956, 57, 58. A Varig era praticamente dona dos céus das Américas", relembrou o maestro Tasso Bangel, integrante do grupo, quando concedeu entrevista à RBS TV, em 2014.
Todos os músicos do grupo estavam vestidos com trajes típicos gaúchos e interpretavam a canção "Samba de uma Nota Só", de Tom Jobim. Durante o ensaio, perceberam que estavam sendo discretamente observados, ou, popularmente falando, espiados, por três pessoas.
Caso o vídeo acima não estiver funcionando, clique aqui para visualizá-lo em nova janela.
Na época, o grupo de Liverpool ainda não tinha alcançado fama internacional, mas o Conjunto Farroupilha já estava viajando pelo mundo inteiro. E a razão para tamanho sucesso não foi por entoar as belezas e tradições do Rio Grande do Sul, mas por mesclar os trejeitos da música gaúcha com o ritmo do samba carioca. E foi exatamente isto que chamou a atenção de três integrantes dos Beatles.
Criado com base na cultura regional, o Conjunto Farroupilha, mesmo quando se apresentava no exterior, mantinha o repertório conectado às raízes da região Sul do Brasil. Eles misturavam o tradicionalismo gaúcho com a bossa nova, o que causou curiosidade até nos músicos mais influentes da época. Este inusitado momento é a prova cabal do impacto que o Conjunto Farroupilha causava fora do Brasil.
O Conjunto Farroupilha durou 43 anos. Após o fim do grupo, Tasso Bangel seguiu carreira. Décadas depois, foi agraciado com o Prêmio Açorianos de melhor arranjador. "Eu me orgulho de sermos gaúchos e de termos divulgado nossa música do jeito que fizemos", resumiu.
Ao relembrar a trajetória, reforçou o orgulho de ter levado a cultura gaúcha a públicos tão diversos, inclusive àqueles que espiavam curiosos do outro lado da porta.

Postar um comentário