George Russell vinha bem durante todos os treinos livres, mas Max Verstappen fez das suas durante as três sessões da classificação para o grid. No entanto, "faltou nariz". O resultado pode ser visto no vídeo montado pela equipe de marketing em redes sociais da Fórmula 1 e disponibilizado em seu canal no YouTube.
Já na curva seis, Russell consegue negociá-la de forma bem mais eficiente que Verstappen, a ponto de passar à frente na disputa. A diferença oscila entre meio e um décimo a favor do piloto da Mercedes-AMG. Nem mesmo o piloto da Red Bull Racing entrando na próxima chicane de forma mais agressiva faz com que recupere o terreno perdido.
Para aumentar ainda mais o drama, ambos chegam à L'Epingle ao mesmo tempo. Não há mais diferença entre eles sequer no cronômetro. Só que, na Droit du Casino, parece que as mudanças aerodinâmicas implantadas pela Mercedes-AMG surtiram efeito, pois George Russell ganha dianteira de Max Verstappen. Mais precisamente, um décimo.
Até que chega a freada para a chicane da Wall Of Champions. Max Verstappen não abandona o costume de frear mais tarde, e recupera o décimo. Além disso, parece que o filho de Jos sai do "S" melhor que o súdito do Rei, pois ainda faltavam dez milésimos de segundo, e acelera mais.
Ao cruzarem a linha de chegada, ambos marcaram o mesmo tempo de volta: um minuto e doze segundos cravados! Somando-se o fato de só haverem três casas decimais, determina-se que não há diferença entre os pilotos.
Enquanto que Max Verstappen foi o mais rápido nos primeiro e terceiro setores, George Russell foi o mais rápido no miolo do Circuit Gilles Villeneuve, justamente onde a Red Bull Racing teve problemas de desempenho durante todo o final de semana.
O regulamento da Fórmula 1 prevê que, quando dois ou mais pilotos demoram a mesma quantidade de tempo para registrarem sua volta rápida, fica à frente quem registrou primeiro no cronômetro. Portanto, George Russell é o pole position e Max Verstappen completa a primeira fila.
O fato mais inusitado deste tipo aconteceu no Grande Prêmio da Europa de 1997. Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen registraram o mesmo tempo de volta durante a sessão de classificação para o grid de largada. Confira um especial que eu escrevi sobre aquele final de semana, clicando aqui.
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