Assim, na segunda-feira, 15 de abril de 2024, a Alfa Romeo decidiu mudar o nome do SUV, de Milano para Junior. Mas por que o governo da Itália resolveu se intrometer numa simples decisão de marketing de uma empresa privada?
É que Adolfo Urso, Ministro da Indústria da Itália, criticou a Alfa Romeo, citando uma lei, promulgada em 2003, que determina que produtos de empresas italianas que sejam nomeados com termos que remetam a cidades, locais, nomes de pessoas, palavras do vocabulário ou que "tenham sonoridade italiana" não possam ser fabricados fora da Itália.
"Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polônia. Isto é proibido pela lei italiana, que estipula que não se pode dar indicações que levem os consumidores a se confundirem, levando a acreditarem que se trata de um produto fabricado na Itália", disse urso na última quinta-feira antes da decisão da Alfa Romeo.
Como o SUV Milano, cujo nome foi escolhido como forma de tributo à cidade de Milão, onde a Alfa Romeo iniciou suas atividades, é produzido na planta industrial de Tychy, na Polônia, não restou outra saída para a marca mudar o nome do veículo. No entanto, a troca para Junior não é mera questão de tamanho, idade ou preço.
Ainda em relação ao nome Milano, não é a primeira vez que ele é usado para batizar um veículo da Alfa Romeo. Ele foi originalmente usado para o modelo 75, um sedã com motor Busso V6 e tração traseira, que foi vendido na América do Norte e competiu no mercado com o BMW Série 3.
O mesmo se aplica ao nome Junior, já que foi originalmente usado pela Alfa Romeo para nomear os modelos básicos das séries 105 e 115 do cupê Giulia da metade dos anos 1960.
"Temos plena consciência de que este episódio ficará marcado na história da marca. É uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é um momento empolgante. A escolha do nome Junior para o novo SUV da Alfa Romeo é completamente natural, estando fortemente vinculada à história da marca, estando este nome entre nossos favoritos e também do público desde o começo", disse Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.
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