Alfa Romeo teve que mudar o nome do seu SUV Milano para Junior após ser forçada pelo governo da Itália

2024 Alfa Romeo Milano Junior
Tem sido uma semana repleta de emoções típicas de uma montanha russa para a Alfa Romeo. Dias após revelar ao público seu SUV compacto, chamado Milano, a marca italiana sofreu pressão do governo do seu país para rebatizar o recém-lançado veículo.

Assim, na segunda-feira, 15 de abril de 2024, a Alfa Romeo decidiu mudar o nome do SUV, de Milano para Junior. Mas por que o governo da Itália resolveu se intrometer numa simples decisão de marketing de uma empresa privada?

É que Adolfo Urso, Ministro da Indústria da Itália, criticou a Alfa Romeo, citando uma lei, promulgada em 2003, que determina que produtos de empresas italianas que sejam nomeados com termos que remetam a cidades, locais, nomes de pessoas, palavras do vocabulário ou que "tenham sonoridade italiana" não possam ser fabricados fora da Itália.

"Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polônia. Isto é proibido pela lei italiana, que estipula que não se pode dar indicações que levem os consumidores a se confundirem, levando a acreditarem que se trata de um produto fabricado na Itália", disse urso na última quinta-feira antes da decisão da Alfa Romeo.

Como o SUV Milano, cujo nome foi escolhido como forma de tributo à cidade de Milão, onde a Alfa Romeo iniciou suas atividades, é produzido na planta industrial de Tychy, na Polônia, não restou outra saída para a marca mudar o nome do veículo. No entanto, a troca para Junior não é mera questão de tamanho, idade ou preço.

Ainda em relação ao nome Milano, não é a primeira vez que ele é usado para batizar um veículo da Alfa Romeo. Ele foi originalmente usado para o modelo 75, um sedã com motor Busso V6 e tração traseira, que foi vendido na América do Norte e competiu no mercado com o BMW Série 3.

O mesmo se aplica ao nome Junior, já que foi originalmente usado pela Alfa Romeo para nomear os modelos básicos das séries 105 e 115 do cupê Giulia da metade dos anos 1960.

"Temos plena consciência de que este episódio ficará marcado na história da marca. É uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, é um momento empolgante. A escolha do nome Junior para o novo SUV da Alfa Romeo é completamente natural, estando fortemente vinculada à história da marca, estando este nome entre nossos favoritos e também do público desde o começo", disse Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.

Postar um comentário