Na película, que se passa em 2032, Simon Phoenix, interpretado por Wesley Snipes, é libertado da crioprisão, causa o caos na cidade e deixa a Polícia local perplexa, pois não está preparada para enfrentar tamanha violência. Só resta recorrer a um homem: John Spartan, cujo papel foi de Sylvester Stallone, e havia sido criopreso na mesma época que Phoenix.
Se você, assim como eu, é fã deste filme e é aficionado por carros, tenho o imenso prazer de mostrar para nós alguns registros históricos de bastidores do filme, como algumas cenas foram criadas, além de uma fileira de veículos criados pela General Motors para servirem de projetos conceituais a serem exibidos em Salões do Automóvel da época, mas que caíram como uma luva para serem, de alguma forma, protagonistas do filme, a ponto de quase roubarem a cena.
Todos estes carros-conceito fizeram parte da chamada "era Radwood", que foi chamado assim o conjunto de carros produzidos no período correspondente às décadas de 1980 e 1990, onde os veículos tinham carrocerias em formas de cunha, linhas suaves, cores vivas e rodas de três raios. Este vídeo, além de mostrar como foram filmadas algumas cenas do filme, também registra reunidos vários carros-conceito da General Motors que serviram como veículos do futuro utópico representado na obra cinematográfica.
Pelo que você já pôde ter notado, a General Motors esteve fortemente envolvida no filme, levando carros-conceito que ajudaram a criar uma visão de como seria o futuro quarenta anos depois da produção do mesmo, como o Cadillac Solitaire, o Buick Wildcat, o Oldsmobile Aerotech II, o Cadillac Voyage, a minivan GM HX-3, o Corvette Stingray III, o Pontiac Sunfire, o Camaro California IROC, que foi a antevisão do Chevrolet Camaro de terceira geração, o GM Ultralite, que foi o carro oficial da Polícia de San Angeles, o Cadillac Aurora e o Pontiac Banshee, este que, além de estrelar em "Demolition Man", também foi o novo KITT de "Knight Rider 2000".
Para o bem ou para o mal, o futuro ainda não está tomando a forma que é reproduzida em "Demolition Man", apesar de que não há um simples SUV na fictícia San Angeles de 2032, enquanto que, atualmente, os veículos com suspensão erguida, espaço interno reduzido e porta-malas minúsculo tomaram o espaço das ruas e das concessionárias. No entanto, algumas montadoras ainda estão investindo em sedãs. Outro fato negativo é que as marcas Oldsmobile e Pontiac não existem mais.
Veja também como Wesley Snipes treinou para pilotar aquele triciclo com carenagem, a bordo do que talvez tenha sido o conjunto de chassi e mecânica do mesmo, só que sem a carroceria, em um pequeno circuito montado com cones, a caracterização de um dublê para o ator que fez o principal vilão do filme, e um registro de ambos conversando lado a lado.
Caso você ainda não tenha assistido ao vídeo, eu vou te dar um spoiler que vai te deixar muito curioso: apesar de, no filme, os veículos serem movidos à eletricidade, armazenada em baterias de gel de capacitância, os carros-conceito, na realidade, possuem primitivos motores à combustão!
Bem, não tão primitivos assim, como diria Lenina Huxley, já que, pelo som que produzem, são os famosos V8 superpotentes, como o do Cadillac Aurora. Sim, eu também fiquei curioso: como os produtores do filme isolaram o som dos motores a pistão para substituírem pelo zunido de propulsores elétricos?
Confira também um texto que eu escrevi sobre curiosidades a respeito de "Demolition Man" e profecias do filme que se concretizaram.
Postar um comentário