Mercedes-Benz afirma que Gottlieb Daimler foi o primeiro a construir um caminhão

1896 Gottlieb Daimler's First Truck
Quem construiu o primeiro motor movido à combustão interna? Quem construiu o primeiro veículo impulsionado por um propulsor deste tipo? Quem construiu o primeiro motor movido a Diesel? Estas e várias outras perguntas que envolvem o mundo automotivo continuam sem respostas, mesmo após a sociedade passar por dois séculos.

Mesmo assim, você, por um acaso, já se perguntou quem construiu o primeiro veículo de carga motorizado? Mercedes-Benz diz que tem a resposta, e alega que foi Gottlieb Daimler.

De acordo com um press release lançado pela Mercedes-Benz, Daimler foi um pioneiro no desenvolvimento dos motores de combustão interna e do automóvel, e que, em 1896, construiu o primeiro grande veículo destinado ao transporte de grandes quantidades de material, ou seja, um caminhão.

O caminhão possuía um propulsor de dois cilindros, com 1,06 litro de capacidade cúbica, e que desenvolvia aproximadamente 4 CV de potência, desenvolvido pelo próprio Gottlieb Daimler. O motor tracionava as rodas traseiras via um sistema guiado por correias.

Devido às vibrações causadas pelo movimento do veículo, já que as rodas eram de ferro, e, na época, não havia pneus nem suspensão, o motor era amortecido por duas molas helicoidais. O mecanismo de direção usava uma corrente e uma mola para esterçar o eixo dianteiro. De acordo com as informações fornecidas pela Mercedes-Benz, o caminhão de Daimler consumia por volta de seis litros de combustível a cada cem quilômetros, ou 39,2 milhas por galão, ou 0,4 quilo por cavalo-vapor a cada hora.

Dois anos depois, Gottlieb Daimler, juntamente com Wilhelm Maybach, construíram uma versão atualizada do caminhão. Desta vez, o motor foi movido para a parte dianteira do veículo. Ainda em 1898, o transportador de carga recebeu seu design definitivo, diferentemente da primeira versão do mesmo.

Ambos os construtores ainda lançariam mais tarde uma versão revisada do modelo, com um novo propulsor, de 2,2 litros de cilindrada, sistema de ignição Bosch e novo sistema de arrefecimento, vindo ainda mais à frente, ficando adiante do eixo dianteiro.

Postar um comentário