A sutil técnica de pilotagem de Michael Schumacher explicada em vídeo

Michael chumacher’s Driving Style Secrets
Michael Schumacher conquistou sete títulos mundiais de Fórmula 1 e venceu 91 Grandes Prêmios durante os dezenove anos em que esteve na categoria máxima do automobilismo.

Com estes números, ele ainda é um dos mais bem sucedidos pilotos da história. Como sua técnica de pilotagem, que ele adaptou ao longo das temporadas, tornou-o tão rápido?

O que havia de particular sobre seu estilo de pilotagem que o permitiu dominar a Fórmula 1 durante cinco temporadas consecutivas com a Ferrari, e como ele se compara com as técnicas de outros grandes pilotos, como Ayrton Senna e Lewis Hamilton?

Ficar durante quase duas décadas na Fórmula 1, numa época em que os carros eram constantemente atualizados entre um Grande Prêmio e outro, exigiu de Michael Schumacher que se adaptasse a carros de diversos tipos de chassis, conjuntos mecânicos e estruturas aerodinâmicas, e ele o fez com primazia.

Atualmente, é muito mais fácil ver as diferenças entre os estilos de condução de duplas de pilotos em carros iguais durante as décadas de 1990 e 2000, devido ao facilitado acesso a dados de telemetria.

Scott Mansell, o Driver61, explica detalhadamente a adaptação do estilo de pilotagem de Michael Schumacher ao longo de sua carreira, usando a comparação dos gráficos de telemetria entre o alemão e o inglês Johnny Herbert, quando formavam dupla na Benetton, assim como o modo com que o heptacampeão manejava o volante durante sua longa trajetória na Ferrari.

Veja como era a bizarra técnica de aceleração de Ayrton Senna dentro de curvas clicando aqui.

Postar um comentário