Team Vesco Turbinator II atinge mais de 800 km/h no Bonneville Salt Flats e se torna o veículo tracionado pelas rodas mais veloz do mundo, mas seu recorde não será registrado!

Team Vesco Turbinator II Bonneville Salt Flats 2018 Speed Record 503 MPH
A planície de sal de Bonneville, localizada no Condado de Tooele, ao nordeste de Utah, Estados Unidos, é famosa por ser bastante longa, o que fez com que se tornasse palco de um evento anual, onde, desde 1914, pilotos tentam atingir a maior velocidade possível em seus carros altamente modificados ou protótipos construídos especificamente para correrem em linha reta.

No Bonneville World Speed Finals 2018, e o piloto Dave Spangler conduziu o Turbinator II, da equipe Team Vesco, e atingiu a velocidade de 503,332 MPH, ou 810,034 km/h. Assim, o carro se tornou o veículo tracionado pelas rodas mais rápido do mundo, só que, infelizmente, o registro não estará nos livros de recordes.

O Turbinator II possui 10,97 m de comprimento, pesa 2.245 kg, e possui uma turbina a gás Lycoming T55-L-712, que produz 5.000 CV de potência, mas, diferentemente do que o formato do carro pressupõe, não gera empuxo como em um avião, ela impulsiona as quatro rodas do veículo, calçadas com pneus Mickey Thompson.

Um sistema de controle de tração garante que o Turbinator II não cave o chão em busca de mais sal nem patine sobre o sal já existente. Ah, e claro, não há um sistema de freios tradicional, um para-quedas faz o serviço de parar o carro.
À potência plena, o Turbinator II é capaz de percorrer uma milha em apenas oito segundos, ou praticamente 200 metros por segundo. Com todo este potencial, o carro atinge o ponto final das 7,8 milhas do deserto de sal de Bonneville em 2 minutos e 19 segundos. A única maneira de ser mais rápido é com um veículo movido por turbina a jato, ou seja, impulsionado por expuxo ao invés de tracionado pelas rodas.

O Turbinator II adquiriu o recorde de velocidade extra-oficial do Bonneville Salt Flats para carros tracionados pelas rodas, só que este registro não será validado como oficial. É que, para que a velocidade atingida seja registrada pelo evento, é necessário que o carro percorra o deserto de sal em ambos os sentidos, ou seja, deve-se realizar duas passagens, na ida e na volta.

Acontece que, logo após Dave Spangler efetuar o registro gravado neste vídeo, começou a chover, e a precipitação continuou até o restante do dia, então o Team Vesco não pôde realizar a segunda passagem. Como prêmio de consolação, o Turbinator II fica com o recorde nacional, registrado em setembro, com a velocidade média de 776,74 km/h e velocidade máxima atingida de 791,8 km/h.

Postar um comentário