Chassis de Porsche 356 A sem carroceria usado para treinamento de mecânicos será leiloado

Hoffman Motors’ Porsche 356 A
Não há dúvidas sobre a importância que uma unidade pré-produção de qualquer modelo da Porsche possui para a história do automóvel. Como um símbolo de engenhenharia e design bruto, qualquer protótipo de veículo que venha da fábrica de Stuttgart possui mais valor cultural que o mais íntegro dos tradicionais 911.

Um dos itens que serão leiloados pela RM Sotheby's, no evento especial que destaca os 70 anos da Porsche, que está gerando as maiores expectativas dos possíveis arrematadores, não é um carro que venceu Le Mans nem foi de propriedade de alguma celebridade. Para dizer a verdade, sequer possui carroceria.

Trata-se de um chassis de Porsche 356 A que foi usado pela Hoffman Motors para o treinamento de seus mecânicos. A equipe desmontava e remontava meticulosamente o veículo, e repetia o processo até que cada mecânico tivesse dominado a habilidade de devolver um 356 perfeitamente consertado ao cliente da oficina.

O chassis continua sendo totalmente funcional, embora possua uma configuração de suspensão única, que é diferente no lado dianteiro esquerdo, com rolamentos da Volkswagen. O motivo? Permitir que os mecânicos da Hoffman Motors aprendessem os designs iniciais e posteriores da Porsche.

O tanque de combustível, de quatro galões, também é exclusivo, e foi feito à mão originalmente para um Porsche Carrera. As medidas originais de fábrica também são propositadamente maiores do que o padrão, para que os componentes possam ser desmontados e remontados com maior facilidade.
Após seu uso pela Hoffman Motors, o chassis de treinamento foi transferido para a sede da Porsche Of America, em Teaneck, Nova Jersey. Foi usado lá até a introdução do modelo 356 B, tornando o chassis obsoleto. Após vários períodos de armazenamento, o veículo de treinamento acabou em Boston, onde foi descoberto em 1976 pelo Porsche Club Of America.

Um sujeito chamado Bill Jones, após passar pelo treinamento, quando trabalhava na Hoffman Motors em 1959, passou a admirar o chassis, e ficou obcecado pela ideia de tê-lo para si. Acabou por descobri-lo depositado em um galinheiro.

O chassis passou por trabalhos de renovação por mais de uma década, preservando o maior número possível de componentes originais. Sua primeira aparição púbica ocorreu no verão de 1986, durante o Encontro Porsche de Dallas-Fort Worth, antes de estrear na edição do Porsche Panorama de novembro de 1987. O veículo de treinamento 356 A fez recentemente parte de uma coleção particular, no centro-oeste de Americana, ostentando uma saúde rude e um estado de competição.

Como um artefato exclusivo do mais famoso distribuidor Porsche da América, repleto de história, e usado para educar uma geração de mecânicos, este chassis de 356 A é realmente a melhor lembrança da Porsche. Confira o anúncio clicando aqui.

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