Propaganda do Volkswagen Polo é banida no Reino Unido por demonstrar "muita confiança" nos sistemas de segurança do veículo

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Um spot publicitário do novo Volkswagen Polo, que foca no funcionamento de sistemas eletrônicos que visam a segurança dos ocupantes do veículo e do trânsito ao seu redor, como o aviso de ponto cego e a frenagem autônoma de emergência.

A Autoridade de Padrões de Publicidade britânica determinou a proibição da veiculação do anúncio de trinta segundos na mídia local, alegando que a Volkswagen "exagerou" nos benefícios das características de segurança do Polo.

O vídeo mostra um garoto que, à medida que cresce, vai mudando de veículo de locomoção, começando por um triciclo, depois, com um carro movido a pedal feito em casa, passando pelas bicicletas, até pela motoneta.

Em várias ocasiões, o menino sofreu acidentes, seja atropelando pessoas na calçada, parando em cima de árvores, ou caindo em arroios. Em alguns casos, teve que ser levado a hospitais.

Até que chegou o momento de experimentar um carro. A bordo do 2019 Volkswagen Polo R-Line, o filho no volante e o pai, extremamente nervoso, no banco do passageiro.

Durante o trajeto, o rapaz se descuidou em vários momentos, mas os sistemas de segurança o livraram de situações embaraçosas, como colisão em caminhão e atropelamento de pedestre. Aliviado, o pai agradece ao Polo acariciando o console do veículo.

Após a veiculação do anúncio, seis pessoas contataram a Advertising Standards Authority (ASA) britânica, reclamando que o spot, em razão da extrema confiança nos sistemas de segurança, encoraja a direção perigosa e a infração das regras de trânsito.

A Volkswagen rebateu as críticas, dizendo que não há nada no comercial que "tolere ou incentive a condução perigosa, competitiva, imprudente ou irresponsável". Além disso, o anúncio retrata o motorista como "desajeitado, desafortunado e propenso a se envolver em ou causar acidentes", por isso se considerou livre para criar cenas "comicamente exageradas".

A equipe de marketing da marca ainda salienta que é quase impossível fazer propagandas de sistemas de segurança de veículos como os demonstrados no vídeo sem que os protagonistas sejam colocados em situações de potencial insegurança, e, ainda assim, a empresa entrou em contato com as agências reguladoras para garantir que as tecnologias de segurança do carro fossem mostradas "de maneira precisa e responsável".

Entretanto, a ASA discordou com as alegações da Volkswagen, e decidiu pela proibição do anúncio em questão, pois incentiva a extrema confiança em recursos de segurança e a irresponsabilidade de motoristas no trânsito.

"Concluímos que a dependência de avançados sistemas de segurança no veículo por parte do motorista e o tom geral do anúncio incentiva a direção irresponsável e violou o Código de Trânsito. O anúncio não deve mais aparecer em sua forma atual. Dissemos à Volkswagen que não mais incentive a direção irresponsável, ou exagere nos benefícios dos recursos de segurança do veículo", diz a declaração da ASA.

Bem, isso nas mídias tradicionais, como a televisão, o rádio ou os jornais. Já na internet, o anúncio pode ser exibido. A migração para as mídias digitais já é uma forte tendência. A criação de anúncios visando a publicação em sites de vídeos é uma realidade. Por lá, o caminho é livre... por enquanto.

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