All we know is she's called the Stiglette. Conheça Abbie Eaton, a tame racing driver do The Grand Tour

The Grand Tour Abbie Eaton
Após a saída de Mike "The American" Skinner do The Grand Tour, dos mundialmente famosos Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May, já que a tentativa de criar um "personagem" rabugento, que adora motores V8 e detesta carros importados, fracassou, era preciso escolher alguém para ser o próximo piloto de testes oficial do programa.

Vários se candidataram para o emprego: pilotos de acrobacia, mal-encarados que acabavam roubando os carros... até o ex-piloto de Fórmula 1 Mark Webber. Só que nenhum deles passou no teste prático. Entretanto, o ex-trio Top Gear conseguiu contratar um piloto. Ou melhor, UMA piloto.

Em novembro, durante uma entrevista para o jornal The Daily Telegraph, James May revelou que o novo piloto de testes do The Grand Tour seria uma mulher, mas manteve seu nome em segredo. No segundo episódio da segunda temporada, no momento de colocar o Mercedes-AMG GT R no Eboladrome para registrar a volta rápida do carro na pista, a piloto foi revelada. Para ser mais preciso, apenas seus olhos foram revelados.
Abbie Eaton
Trata-se de Abbie Eaton, inglesa de 25 anos que vive em Northampton. Ela começou no Kart, depois foi para o SAXMAX Championship. Após, passou pelo Production Touring Car Championship, onde conquistou o campeonato da Class B. Ela também foi campeã da Mazda MX-5 SuperCup.

Aí, partiu para o GT Cup, o British GT Championship e o Blancpain Endurance Series, onde conseguiu o feito de ser a primeira mulher a vencer uma corrida na classe à qual competiu e subir ao pódio. Atualmente, ela atua como instrutora de pilotagem no Circuito de Silverstone.

Para quem ainda não assistiu ao episódio em questão, a tradução do segmento no qual o Mercedes-AMG GT R seria posto à prova, o trio de apresentadores aproveitou a ocasião para apresentar o novo piloto de testes, irá soar como um spoiler. Contudo, todo este texto estará em itálico, entre o tweet e a foto abaixo, para fácil identificação, caso não queira lê-lo. Então, aí vai:

Jeremy Clarkson: "...mas a questão é que precisávamos de um substituto para o cargo de piloto de testes. Passamos os últimos nove meses tudo que é tipo de gente: ex-pilotos de Fórmula 1, pilotos de rali, acrobacias... até que encontramos a mais rápida. E aí está ela."

Abbie Eaton: "Certo. Vamos lá."

Clarkson: "E ela largou. Arrancada perfeita, sem patinar rodas, potência total do V8 biturbo para a primeira curva. Ela vai empinar? Não, não parece que fez isso.

"Certo, segunda curva. Ótimo balanço do carro. Deus, parece plantado no chão.

"Certo, vamos lá, este é a parte complicada. Vamos dar uma olhada em como ela vai passar. Ah, esse carro parece plantada no chão! E é rápido! E ela está reduzindo as marchas. Os pneus Michelin chorando de dor, mas vamos dar uma olhada, perfeição de polegadas!

"Agora, ela só tem uma posição de acelerador a escolher aqui e é aquela em que o pedal fica grudado no carpete. OK, desacelerando agora para atacar o Old Lady’s House Complex. Deve-se lidar com a baixa aderência aqui. De volta à aceleração para chegar à Substation. Ela demonstra não ter misericórdia com a curva. Aliviando os freios tardiamente e suavemente, mantendo a trajetória da penúltima para a última curva.

"Somente a Field Of Sheep para percorrer... e cruza a faixa final!

"Que volta incrível, mas vamos ver o quão rápida ela foi, vamos lá... sim! 1:18.7. Isto é rápido."

Richard Hammond: "Sim, é, e ela é uma piloto incrível."

Clarkson: "Sim, ela é uma piloto fenomenal, absolutamente fenomenal. Estamos encantados de tê-la a bordo. Mas agora é hora de continuar o programa."

O único momento do episódio no qual se soube quem é a nova piloto de testes do The Grand Tour são os créditos finais. Abaixo está uma foto da parte onde é feita a menção à Abbie Eaton. No entanto, por que simplesmente Jeremy Clarkson não anunciou seu nome antes ou após a volta rápida?

Um porta-voz da Amazon especulou que The Grand Tour não poderia usar um piloto anônimo que usa apenas um pseudõnimo, pois poderia incorrer em plágio com o programa Top Gear, da BBC, e o departamento jurídico da Amazon correria o risco de ter que fazer horas extras.

A saída encontrada pelo trio foi não mencionar o nome da piloto durante o programa, apenas nos créditos, e fazê-la levantar a viseira do capacete, para que não fique totalmente não-identificável. Se os advogados da Amazon ainda estão tendo problemas em colocar um piloto para fazer uma participação parecida com a do Stig, uma mulher seria mais que uma Stiglette, seria a resposta anti-Stig à BBC, fato reforçado pela constante pronunciação por Jeremy Clarkson do pronome pessoal "ela" ao invés do "ele", não apenas pela razão óbvia de quem està no volante ser uma mulher, mas por motivos legais, uma tentativa de criar um recurso a favor de The Grand Tour.

Contudo, surgiram mais perguntas que respostas às que já existiam. Mesmo sendo um piloto anônimo, The Stig é mais que apenas um marcador de voltas rápidas, ele faz participações esporádicas com o trio de apresentadores. The Grand Tour tentou uma vez criar um personagem para Mike "The American" Skinner, mas fracassou. Será que Abbie Eaton só aparecerá de macacão, luvas, sapatilhas e capacete dentro de carros no Eboladrome ou há algo mais esperando por ela?

Postar um comentário