Portanto, é necessário estudar bastante. Muitos acabam treinando em simuladores durante vários anos, começando pelo Gran Turismo, passando pelo rFactor, até o Assetto Corsa.
É claro que só isso não é suficiente. É necessário sentir a pista na realidade antes de tentar a volta perfeita, mas nem todos podem fazer isso, seja pelo dinheiro curto ou pela distância de onde moram.
Por isso, na hora do "vamos ver", muitos cometem erros que poderiam ser evitáveis. O pessoal da RSR Nürburg elaborou um vídeo com os cinco erros mais frequentes durante o uso da pista por parte do público.
O ideal é negociar a curva acompanhando de perto a zebra, permitindo que a aceleração lateral faça o trabalho de jogar o carro para a saída da curva, sem usar os freios.
O quarto erro mais cometido pelos que aceleram na pista é na curva Kallenhard, localizada no oitavo quilômetro. Esta é uma curva escorregadia quando está molhada.
O correto é passar por fora do traçado ideal, caso contrário, a borracha úmida fará você ir direto ao guard-rail.
O terceiro erro que mais ocorre no Nürburgring Nordschleife é na curva Schwedenkreuz, uma das mais velozes do circuito, lá no quilômetro cinco.
A preparação e tomada para esta curva deve ser feita perfeitamente, para que possa ser contornada sem o uso dos freios, caso contrário, o risco de sobresterço e forte batida na proteção de pneus é aumentado exponencialmente.
O segundo erro mais visto na pista de 20.832 metros é cometido na curva Fuchsröhre. Superada a velocíssima Schwedenkreuz, muitos pilotos ficam mais confiantes em si mesmos, e alguns acabam abusando na parte da pista que fica do outro lado do guard-rail, logo após a marcação do quilômetro seis.
Um setor que é feito em declive, e em aceleração plena, é a melhor chance para alcançar velocidade rapidamente. E é aí que reside o perigo.
Com o repentino término do declive, caso a tomada para a curva à esquerda, com concreto e zebra elevadas, for feita em velocidade excessiva, a chance de saída de dianteira é grande, e se o piloto "pendurar" nos freios, a iminência de uma saída de traseira e do condutor se tornar "passageiro" do carro é enorme.
O erro mais cometido pelos que se arriscam na aventura de percorrer os 20.832 metros do Nürburgring Nordschleife é no setor chamado Brünnchen, que possui uma curva que é conhecida como "YouTube Corner".
Este trecho, localizado no quilômetro 16, é a primeira curva à direita realizada após a negociação de dois esses bastante semelhantes no quilômetro anterior, e também é o local predileto de muitos que gostam de conferir a movimentação na pista e gravar vídeos.
A combinação de um sobressalto com a oportunidade para quem está atrás do volante demonstrar sua perícia e habilidade a quem está do outro lado da cerca pode ser fatal para o carro... e para o ego do piloto.
Forçar demais a saída da curva pode levar o condutor a pisar forte nos freios. Aliado à forte tendência consequente de uma saída de traseira, a chance de acabar o dia no guard-rail é grande.
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