A Insurance Octopus criou um infográfico, uma espécie de guia para pequenas e médias empresas nas redes sociais. O "Faça Isso e Não Faça" traz informações sobre a frequência de publicação de postagens para engajar mais consumidores, dicas do uso adequado de hashtags, entre outras dicas para PMEs.
- NÃO se inscreva em muitas redes sociais caso não terá tempo para manter todos os perfis. Pense em quais redes sociais seus potenciais clientes estão presentes e quais mídias possuem as melhores ferramentas para o seu negócio se tornar mais visível e se "venda" com mais facilidade.
- Engaje com a audiência. Monte as postagens, fotos e vídeos de forma que o conteúdo seja interessante para manter os atuais seguidores e engajante para atrair futuros fãs. Responda aos comentários e perguntas o mais rapidamente possível, e mantenha o conteúdo a ser postado consistente com a identidade da marca.
- NÃO faça spam do seu conteúdo. A rede social deve ser usada para informar e mostrar o melhor da sua empresa, não para forçar uma venda. Não sobrecarregue sua timeline ou feed com muitas informações, considere o conteúdo mais relevante a ser postado.
- Planeje a gerência de seus perfis. Crie um calendário mensal, programando dias especiais e/ou a periodicidade do conteúdo a ser postado. Desta forma, você pode ajudar a manter seus canais de comunicação em redes sociais sempre atualizadas e no tempo certo.
- NÃO esqueça de monitorar. Você deve estar sintonizado nas redes sociais diariamente por comentários, sugestões, elogios e reclamações de consumidores e fãs, para que possa respondê-los da melhor maneira possível.
- Considere o tempo certo para postar. Estude o comportamento de seus seguidores nas redes sociais e garanta que suas publicações tenham uma maior chance de serem vistas por seus fãs nas redes sociais. Determine uma frequência de postagens por dia, melhores horários e dias da semana para publicações.
- NÃO poupe recursos. Não subestime o que é preciso para manter perfis em redes sociais. Novas publicações precisam ter conteúdo atualizado com as atuais notícias e mudanças do mercado, enquanto que deve-se haver responsabilidade com postagens em tempos regulares e interações com quaisquer comentários ou contatos dos consumidores e seguidores.
- Use links e hashtags. Os links podem ser usados para direcionar o tráfego para seu site, enquanto que as #hashtags ajudam a organizar e manter visíveis suas publicações. Hashtags únicas e que representam melhor sua marca, produto ou serviço podem ajudar seus consumidores e fãs a encontrarem seu conteúdo de forma mais fácil e rápida, bem como consolidar sua marca.
- NÃO faça uso excessivo e desnecessário de hashtags. Ninguém gosta de postagens com dezenas de hashtags inclusas. Limite-se a duas ou três hashtags que são cruciais para sua estratégia de marketing e tente inseri-las dentro da frase postada, ao invés de, somente em último caso, colocá-las no final da sentença. Uma hashtag no início da frase, dependendo da ocasião e da própria hashtag, pode chamar a atenção e engajar instantaneamente.
- Recompartilhe conteúdo. Uma rede social é, antes de tudo, uma comunidade, ainda que virtual. Por isso, compartilhe e engaje com conteúdo de outras empresas ou pessoas que seja relevante para sua marca, produto ou serviço. Esta é uma grande oportunidade para se conectar com os outros e estabelecer uma relação com a rede de negócios que você faz parte.
- NÃO plageie conteúdo. Recompartilhar é uma coisa, copiar é outra. Não republique conteúdo de terceiros como se fosse seu. Não que você não possa copiar conteúdo encontrado em outros sites e publicar em seu blog, por exemplo, mas sempre dê crédito ao criador, criando um link para a postagem original, por exemplo.
- Faça seu conteúdo se destacar na timeline ou feed. A variedade é fundamental quando "enfrentar" vários tipos de conteúdo sendo publicados nas redes sociais. Faça uso de montagens de imagens, postagens em blogs, infográficos, dicas, vídeos e conteúdo especializado.
- NÃO esqueça do visual. De infográficos a vídeos, postar conteúdo baseado em visual desperta a interação. O tempo é curto, então criar conteúdo que seja agradável aos olhos e rápido de consumir é primordial.
- Respeite sua audiência. Você trabalhou duro para construir sua audiência, então não deixe-a ir embora sendo rude e agressivo. As pessoas gastaram seu tempo para entrar em contato com você, então gaste também seu tempo para interagir com elas. Seja positivo e enfatize seus potenciais, ao invés de focar-se em seus pontos fracos.
- NÃO compartilhe ou interaja com conteúdo questionável ou de gosto duvidoso. Esta é uma linha tênue quando se trata de postagens em redes sociais. Pense seriamente sobre seu negócio antes de postar conteúdo que possa ser visto pelas pessoas com maus olhos.
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