Como devo escolher a melhor plataforma de e-commerce para o meu negócio?

Plataforma de e-commerce
Escolher a melhor plataforma para criar uma loja virtual é um dos maiores desafios para quem está desenvolvendo um projeto de e-commerce.

Embora a pergunta seja simples, não existe resposta fácil nem padrão. A melhor resposta para esta pergunta é: depende.

A plataforma de e-commerce ideal é aquela que supre suas necessidades e não estoura o seu orçamento. O fundamental é coordenar as questões técnicas com o seu momento de negócio.

Após a concepção e desenvolvimento do modelo de negócio, a primeira coisa a ser feita é escolher a plataforma onde sua loja virtual irá funcionar e ser a melhor vitrine para os seus produtos.

No entanto, não pense apenas no visual do site. Antes de tudo, outros aspectos devem ser levados em conta, como o sistema administrativo do site, e se a plataforma atende suas necessidades.

Através da loja virtual, o cliente terá acesso a seus produtos e informações da loja, como endereço, telefone, CNPJ, logística, dados de visitas, vendas realizadas, todas as informações relacionadas à parte administrativa.

Portanto, uma plataforma é muito mais que um layout bonito. Na área de Tecnologia da Informação, podemos dividir esse cenário em duas partes:

Front End: a loja virtual em si, a parte em que o cliente navega, visualiza os produtos e realiza as compras.

Back End: o sistema administrativo do site, onde a loja virtual é configurada e administrada.

Atualmente, existem três tipos de plataformas de e-commerce no mercado. Cada uma possui características próprias, atendendo a diferentes tipos de lojistas.

Gratuitas: estas plataformas, pelo menos na aquisição, não têm custo. Para utilizar plataformas gratuitas, normalmente, não será preciso uma equipe técnica que consiga tirar o melhor proveito delas, entretanto, é importante ter cuidado para não prejudicar a segurança da empresa, principalmente com a utilização de plug-ins de terceiros.

Um dos problemas destas plataformas é que elas podem ter pior performance, em conversão e velocidade.

Código aberto: a plataforma open-source é desenvolvida por vários colaboradores, ou seja, ela é aberta. Uma plataforma de código aberto pode ser considerada "universal", não sendo feita para atender a apenas um determinado formato de e-commerce, ela é feita para atender à maioria das lojas virtuais.

Por esse motivo, podem necessitar de upgrades/alterações, sendo necessário um investimento em equipe técnica. A manutenção ou alteração do código também irá gerar novos custos. Se você quer ter muitos recursos disponíveis e personalizar apenas o que é essencial, as plataformas open-source são uma boa pedida.

Pagas: A modalidade paga pode fornecer dois tipos diferentes de plataformas: personalizada ou alugada.

- Personalizada: plataforma que permite que as atualizações e ajustes sejam realizadas de acordo com suas necessidades, ou seja, produzida especialmente para o seu e-commerce. No entanto, é preciso um investimento maior, afinal, a plataforma será criada e ajustada de acordo com o seu projeto.

- Alugada: nesta modalidade, o investimento será menor, mas você não poderá pedir alterações em toda a loja, apenas em alguns pontos. Se você não se preocupa muito com layout e experiências diferenciadas para o cliente, vale a pena escolher este modelo. Por ser menos customizada, a implementação deste tipo de loja virtual é rápida. É importante ficar atento ao preço destas plataformas, pois podem variar de acordo com o número de visitas ou receita com vendas, podendo gerar um custo significativo ao seu e-commerce.

Além disso, fique atento a todos os custos envolvidos na sua loja virtual e como eles afetarão seu negócio no futuro. Não leve em conta apenas o valor da mensalidade, pois os outros custos podem subir com o tempo e se tornarem muito mais relevantes.

Total Cost of Ownership

O Custo Total De Propriedade (TCO) é uma metodologia que facilita a identificação de todos os custos de uma plataforma de e-commerce, desde os custos de instalação até os gastos gerados com a operação da loja virtual.

Considerando uma projeção para um período de, pelo menos, dois a três anos, veja algumas das métricas que devem ser analisadas:

- Período que pretende ficar com essa plataforma
- Número de visitantes espera receber por mês
- Receita mensal
- Quantidade de produtos que vai vender
- Número de integrações com outros sistemas, por exemplo, CRM e ERP
- Número de lojas
- Custo de licença do software
- Custo de instalação e custo de futuras customizações na loja virtual
- Quanto capital você possui para investir na plataforma
- Histórico da empresa que fornece a plataforma
- Visualizar outras lojas virtuais que a utilizam a plataforma
- Se a plataforma possui integração com ferramentas de análise de tráfego (analytics)
- Se a plataforma oferece relatórios de gerenciamento, e como são estes relatórios
- Formas de pagamento disponíveis na plataforma
- Ferramentas de segurança oferecidas pela plataforma
- Se a plataforma oferece suporte via e-mail e telefone
- Funcionalidades oferecidas por empresas do mesmo segmento que o seu
- Se é possível expandir ou alterar a plataforma a curto ou médio prazo
- Qual o custo de expansão da plataforma
- Quem fica responsável pelas alterações, se será você ou a própria plataforma

Dependendo da plataforma, ainda podem existir outros fatores que precisam ser levados em conta para o cálculo do custo de uma loja virtual.

Com o TCO, você será capaz de montar um briefing e apontar as suas necessidades e a realidade de investimento que se encontra no momento. A partir daí, você pode comparar os custos de instalação e operação de uma determinada plataforma em relação com outra, quando ambas têm modelos de precificação muito diferentes, como por exemplo, comparar uma plataforma open-source com outra alugada.

Preste atenção também nestas dicas para iniciar seu e-commerce com o pé direito e não falhar em curto prazo:

- A escolha da plataforma deve ser realizada no início do projeto.

- Não se contente com algo comum, já existem inúmeros e-commerces que já atuam no mesmo mercado que você pretende entrar. Portanto, escolha uma plataforma boa, não uma plataforma barata.

- Peça a opinião de profissionais experientes, como designers gráficos, web designers, profissionais de marketing, publicidade e do mercado de e-commerce, sobre a plataforma que você está escolhendo.

- Veja se vai precisar que a loja virtual mostre vídeos ou usar imagens de alta resolução, isto é fator importante para escolher uma plataforma que tenha suporte para isto.

- O sucesso do seu e-commerce não depende apenas do que o cliente vai ver, é necessário que a loja virtual seja fácil de ser operada pelo setor administrativo.

Agência Drop

Postar um comentário