O e-mail continua a ser o caminho mais agressivo e de melhor custo-benefício para as marcas se manterem conectadas a seu público-alvo, porém, os profissionais de marketing ainda têm como principais obstáculos maximizar o crescimento da audiência e alcançar a caixa de entrada do público alvo.
Os profissionais de e-mail marketing que não tentam resgatar seus usuários inativos ou param de enviar emails rapidamente para esses usuários, aparentemente estão excluindo assinantes valiosos de seus mailings.
Diante desse cenário, veja a seguir algumas dicas de reengajamento:
- Use um template e linha de assunto mais curtos (por exemplo, "sentimos sua falta" ou "foi algo que dissemos?"), que difere de seus emails atuais, para tentar chamar a atenção.
- Ofereça um call to action claro.
- Se os endereços de e-mail não receberam mensagens por um longo período de tempo e o tamanho do mailing for grande, envie campanhas de reengajamento de um IP diferente daquele usado para enviar para assinantes ativos e engajados.
- Crie uma agenda de throttling com base no tamanho total da campanha de reengajamento e envie quantidades menores para monitorar reclamações, unsubscribes e usuários desconhecidos.
- Não envie apenas um e-mail de reengajamento. Teste uma variedade de conteúdo e calls to action diferentes para tentar reengajar assinantes.
- Se fornecer um incentivo, teste as diferentes ofertas. De acordo com a pesquisa Return Path, incentivos "$ de desconto" têm desempenho melhor que "% de desconto". Faça uma oferta verdadeiramente convincente e difícil de ignorar.
- Experimente o tom e o sentimento que combinam com a sua marca. Teste para determinar se suas campanhas melhorarão com uma abordagem simples e direta, ou um apelo mais emocional.
- Se possível, use quaisquer dados adicionais existentes (além do último engajamento) para personalizar o email e aumentar a chance de reengajamento. Lembre assinantes sobre o valor de receber emails de sua marca.
- Uma vez que a campanha de reengajamento inicial foi testada e disparada, crie uma campanha triggered otimizada que pode ser enviada para os assinantes inativos, quando atingirem o limite de inatividade definido.
- Analise o conteúdo e métricas de sua campanha de reengajamento regularmente para garantir que continuam gerando resultados positivos.
- Solicite feedback. Entender por que esses assinantes pararam de engajar pode ajudar a traçar uma estratégia futura para o programa de email e reduzir a inatividade do assinante.
- Não remova assinantes imediatamente após o envio de uma campanha de reengajamento. Proporcione a oportunidade para os assinantes reengajarem com a sua marca.
- Quando você remove assinantes, seja explícito em comunicar os próximos passos e honrar essas declarações. Deve ficar claro em que momento o email vai parar de ser enviado.
Louis Bucciarelli
Country Manager da Return Path
ProXXIma
Como reengajar clientes inativos no e-mail marketing
Publicado: quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 12:30
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