A diferença entre audiência e tráfego

Ao criar um relacionamento com o consumidor, o objetivo do marketing de conteúdo é desenvolver uma audiência fiel, por meio de textos que realmente interessem a ele. Entretanto, da mesma forma que se diferencia do tráfego, a audiência também pode seguir duas vertentes.

Audiência conquistada vs. audiência comprada

Enquanto os elevados números fornecidos pela Adtech garantem uma ideia de alcance e visibilidade do site, anunciantes que valorizam o engajamento entendem que a audiência real é diferente, e exponencialmente mais valiosa, do que o simples tráfego. A mensuração desses dois elementos também não ocorre da mesma forma.

O seu público verdadeiro corresponde ao visitante que realmente lê o seu conteúdo, visualiza mais do que apenas o primeiro artigo da página, compartilha e retorna com frequência. Estas são as métricas de engajamento que indicam seus leitores mais importantes.

Audiência comprada, sem a intenção de convertê-la em audiência conquistada, pode ser um equívoco, capaz de gerar até mesmo prejuízos financeiros. Confira cinco soluções para ganhar a fidelidade dos seus visitantes:

Descubra o que sua audiência quer ler

Uma das estratégias mais utilizadas pelo BuzzFeed para produzir conteúdo viral é monitorar os tópicos mais populares do Reddit. Assim, a equipe utiliza a internet para encontrar ideias que já ganharam força e, então, reformatá-las para o máximo consumo viral.

O departamento de apoio ao consumidor também pode ser uma alternativa para descobrir o interesse de seus consumidores. Ferramentas como UberSuggest, Quora ou Reddit podem ser úteis na busca de palavras chave e perguntas frequentes.

Não deixe que seu leitor fique entediado

Aborde o assunto de um ângulo diferente, e escreva com maior profundidade, mas de uma forma que o conteúdo possa ser facilmente consumido.

Não subestime o visual

Gráficos e imagens tendem a atrair muito mais a atenção de leitores do que extensos blocos de texto. Invista no visual e construa uma narrativa baseada nesses elementos.

Escreva para facilitar a leitura

Utilize parágrafos curtos, listas e intertítulos, para tornar a leitura mais fluida, fácil e rápida.

Invista em títulos

O título do seu artigo deve descrever o conteúdo do texto e, acima de tudo, fornecer a informação que os seus leitores buscam. Como resultado, o seu site conquista espaço em plataforma como Google, Facebook, Pinterest etc.

ProXXIma

Postar um comentário