Como usar os pedais do Logitech G25 no Logitech Driving Force GT

Logitech G25 pedals connected in Logitech Driving Force GT
Comprei um Logitech G25 em 2008, para jogar rFactor no PC. Dois anos depois, ele pifou. Algum tempo depois, comprei um Logitech Driving Force GT para substituir o antigo.

Logo depois, descobri que o problema do G25 não era eletrônico, mas sim o famoso sensor ótico que estava quebrado. Substitui a peça e o volante voltou a funcionar, até os circuitos do câmbio e do volante pifarem de vez.

Até então, usava o Driving Force GT no meu PlayStation 3, que está na casa dos meus pais. A partir do novo problema no G25, o Driving Force GT passou a semana no apartamento e o final de semana na casa.

Esta situação permaneceu até que consegui juntar uma grana e comprar um Logitech G27. O Logitech G25, ou o que restou dele, ficou guardado em sua caixa, que conservo até hoje.

Por causa do desgaste do plástico dos pedais do Logitech Driving Force GT, eles passaram a ficar com os potenciômetros imprecisos, freando e acelerando quando eu não queria e não freando ou acelerando quando eu queria.

Aí, tive uma ideia: tentar ligar os pedais do antigo G25, que são de metal e funcionam bem, no Driving Force GT. O problema é que a entrada dos pedais do Driving Force GT é de sete pinos, ao passo que a dos pedais do G25 / G27 é de nove pinos.

Então eu removi a fiação dos pedais do G25 e coloquei a dos pedais do Driving Force GT. O processo de troca eu explico a seguir.

Você deve remover as fiações dos dois pedais. Os potenciômetros de ambos são parecidos, e o processo de remoção dos conectores é o mesmo. É necessário aplicar bastante força para removê-los, mas deve-se tomar cuidado para não causar danos aos fios.

Agora, é necessário colocar os conectores dos fios dos pedais do Driving Force GT nos potenciômetros dos pedais do G25. É necessário seguir a configuração mostrada nas fotos abaixo. Tive que conectar o volante ao PlayStation 3 e iniciar uma corrida no Gran Turismo 6 para experimentar várias ligações diferentes de pedal e freio, até conseguir a que garantisse o funcionamento correto dos ˜novos˜ pedais.
Logitech G25 pedals connected in Logitech Driving Force GT - Accelerator pedal potentiometer connectors configuration

Acelerador


Logitech G25 pedals connected in Logitech Driving Force GT - Brake pedal potentiometer connectors configuration

Freio
Após ligar todos os conectores corretamente, teste os pedais antes de fechar a caixa.

Desnecessário dizer que o pedal da embreagem, a partir de agora, é apenas mero enfeite, ou um descanso de pé, algo condenável na vida real, pois o Logitech Driving Force GT não possui suporte ao terceiro pedal.

O resultado final deve ser o mesmo deste vídeo que fiz, mostrando a disposição do equipamento e o funcionamento in game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário