A importância da Call To Action em sua estratégia de e-mail marketing

Você possivelmente já estudou diversas estratégias para suas campanhas de e-mail marketing, como segmentação, assuntos consistentes, frequência e horário de envio, técnicas para não ser classificado como spam, base consistente e não invasiva, entre outras.

Todas elas têm o objetivo de fazer com que seu potencial cliente receba a mensagem na sua caixa de entrada, desperte o interesse e abra seu e-mail. Porém, todo este esforço pode ser em vão, caso sua mensagem não seja consistente.

Uma vez que você conseguiu fazer seu prospect ou o cliente visualizar o e-mail, tudo o que você quer é que ele clique nos links. E uma forma simples e eficiente de estimular esta ação é convidá-lo a fazê-la!

O Call To Action (CTA) é a mensagem, que você apresenta no seu e-mail ou página da web, convidando ou estimulando o leitor a tomar alguma ação. Veja algumas técnicas para utilizá-las com eficiência.

Seja tão claro quanto puder

Sua mensagem foi entregue, aberta e está sendo lida. Seu cliente está interessado, mas a TV está ligada, o filho quer brincar e o Whatsapp está chamando sem parar. Todos querem atenção! Neste cenário, seu potencial cliente pode fechar sua mensagem sem executar nenhuma ação. Depois de tanto trabalho, você não quer isto. Então, seja claro!

Ofereceu um produto? Seu call to action deve ser um botão destacado, em cores contrastantes com o fundo, de preferência, próximo ao preço e junto à foto, sugerindo claramente a ação. Termos como "comprar", "compre agora" ou "compre com desconto" são bastante sugestivos.

Sua newsletter oferece um serviço? Destaque três ou quatro características principais e diferenciadas. Logo em seguida, posicione um botão bem visível, com um call to action persuasivo. Que tal "teste gratuitamente por 15 dias" ou "solicite agora mesmo o contato de um representante"?

A mensagem deve ser objetiva, tanto na redação quanto no design. Use termos claros, evite palavras rebuscadas, e transmita a mensagem com poucas delas. Da mesma forma, o design do botão com o call to action deve ser simples e destacado.

Escolha bem as cores e atribua um tamanho adequado ao nível de importância da chamada. Você não vai querer que o botão "compre aqui" esteja pouco visível num canto da sua newsletter, certo?

Procure também ser persuasivo. Isto atua no subconsciente do leitor e, no meio da infinidade de informações disputando a atenção do seu prospect online, um call to action bem feito pode ser a diferença entre um clique ou a falta dele.

Mantenha o foco nas Call To Actions mais importantes

Quanto mais decisões o usuário precisar tomar, maior a chance dele se confundir e, no final, não tomar decisão alguma. Então, seja claro e não exagere na quantidade de call to actions. Não dê muitas opções ao usuário, pelo contrário, escolha previamente o que mais lhe interessa estrategicamente, e mantenha sua newsletter objetiva.

Alinhe Call To Actions e Landing Pages

Uma vez que o objetivo é atingido, e o leitor clica no seu call to action, é indispensável que seja direcionado para uma página totalmente alinhada com a chamada. Do contrário, ele se sentirá perdido e, possivelmente, irá abandonar seu site sem chegar a finalizar a ação desejada.

Digamos que sua newsletter tenha uma call to action convidando o leitor a baixar um e-book. O link neste botão deve direcionar o usuário diretamente para a página onde ele fará o download. Esta página deve ser objetiva, deixando claro o que o usuário espera encontrar após o clique, sem outros elementos para desviar sua atenção.

iMasters

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