Mihaly Hidasy (27/04/1938 - 02/08/2013)

Mihaly HidasyO húngaro Mihaly Hidasy foi diretor de provas do GP do Brasil de Fórmula 1 por dezoito anos, e viu seu nome ficar famoso após a narração de Galvão Bueno para a primeira vitória de Ayrton Senna em Interlagos, em 1991.

Nascido em Budapeste, Mihaly Hidasy chegou ao Brasil aos dezenove anos, meses após deixar o país natal, em razão dos conflitos da Revolução da Hungria, em 1956.

Naturalizado brasileiro, tinha grande identificação com o país que o acolheu. Um de seus maiores orgulhos era ter dado a bandeirada para as duas únicas vitórias de Ayrton Senna no país, em 1991 e 1993.

A sua entrada no automobilismo foi no início da década de 1970. De espectador, Mihaly passou a patrocinar, através de sua empresa de lubrificantes, uma equipe de kart. Anos depois, parou com o patrocínio, e passou a organizar corridas de kart.

Seu envolvimento com o automobilismo foi crescendo gradativamente. Participou da reinauguração do autódromo do Rio de Janeiro, foi chefe de boxes e diretor de prova de grandes competições, até ser convidado para trabalhar na Fórmula 1.

Hidasy começou como comissário e chefe de boxes do GP do Brasil. Depois de dois anos, tornou-se diretor adjunto e diretor de prova, função que exerceu por dezoito anos. Mihaly também participou da construção do circuito de Hungaroring, onde trabalhou como diretor de competições e comissário desportivo por dez GPs.

Após deixar a Fórmula 1, Mihaly participou da direção de prova do Mundial de Kart amador, realizado em Macaé, RJ, no ano de 2009. No ano seguinte, mudou-se para Volta Redonda, para ficar próximo dos filhos e dos netos, dirigindo, eventualmente, competições no kartódromo da cidade. Seu último trabalho foi em maio, à frente da Copa Brasil de Kart Indoor, competição amadora de kart.

Postar um comentário