Fanzineiros do Século Passado: Capítulo 1 - As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica


SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!

Pesquisar, digitar, recortar, colar, diagramar, copiar, montar, dobrar, distribuir. Isso pode parecer algo muito simples quando se tem por perto um computador conectado à internet e uma impressora.

Porém, até a metade da década de 1990, para realizar essa tarefa, era necessário ter alguns contatos, máquina de escrever, lápis, canetinha, tesoura, cola, dinheiro, grampeador, tempo e muita força de vontade. As redes eram formadas via carta e o processo era muito lento, mas nem por isso pouco energético.

Assim era a vida dos Fanzineiros do Século Passado, que faziam de tudo - até burlar as leis - para fazer circular uma determinada informação. Simplesmente por estarem fartos de tudo que era padronizado, não ficaram apenas observando e engolindo tudo que aparecia: eles foram lá e fizeram.

"Fanzineiros do Século Passado – Capítulo 1: As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica", documentário idealizado, coordenado e dirigido por MÁRCIO SNO
Câmeras MÁRCIO SNO e PATRÍCIA AMITRANO
Assistente de Gravação CALVIN KONNO
Edição MÁRCIO SNO
Trilha Sonora POINDEXTER
São Paulo, Brasil - 2011 - Digital - Colorido - Widescreen Duração 31’14

Confira os outros capítulos da série:

Capítulo 1 - As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica
Capítulo 2 - O fanzine a serviço do rock, os fanzineiros desse século e os estímulos para a produção impressa
Capítulo 3: O fanzine e o rock independente dos anos 1990, na sala de aula, como objeto de pesquisa e divisor de águas (e o seu futuro)

Postar um comentário