A história do acidente do helicóptero no Top Gear Korea

Bell Cobra AH-1 Helicopter Crash Caught On Camera - Top Gear Korea
Desde que a BBC postou, no seu canal do YouTube, o vídeo do acidente do helicóptero Bell Cobra AH-1, no teste contra o Chevrolet Corvette ZR1, ocorrido na série Top Gear Korea, atingiu 13 milhões de visualizações em apenas 10 dias.

Seunghan Seo, produtor executivo da versão sul-coreana do Top Gear, concedeu entrevista à BBC sobre o ocorrido, e revela detalhes do incidente.

O que estavam filmando no dia do acidente?

O projeto tinha duas partes. A primeira, foi um teste de velocidade do Corvette, que foi filmado no deserto de Arizona, num aeroporto privado. A segunda, um desafio entre o carro e o helicóptero Cobra AH-1, em um circuito improvisado no asfalto do aeroporto.
Top-Gear-Korea - Chevrolet Corvette ZR1 vs. Bell Cobra AH-1
Qual foi o primeiro sinal de que o helicóptero estava com problemas?

Enquanto estávamos no aeroporto, vimos que fazer uma manobra em "U" verticalmente poderia ser muito difícil. No entanto, o piloto do helicóptero estava muito confiante que poderia realizá-la, e o conseguiu nos ensaios antes da filmagem. Quando foi pra valer, durante a temida manobra, o helicóptero caiu.

Depois, vimos o vídeo filmado pela câmera que estava dentro do helicóptero, e ouvimos um enorme barulho logo antes do acidente. É bem provável que tenha acontecido uma falha mecânica.


O piloto ficou bem?

A equipe do Top Gear Korea conseguiu socorrê-los logo após o acidente, pois estava a apenas 20 metros do local onde o helicóptero caiu. Estávamos preocupados com a possibilidade de uma explosão.

Ainda bem que o helicóptero não caiu no asfalto, pois o risco de explosão seria ainda maior. Apesar de alguns arranhões, tanto o piloto como o co-piloto ficaram bem.


O que aconteceu logo após o acidente?

A equipe de investigação passou a averiguar as causas do acidente. Por isso, o aeroporto foi fechado. Assim, tivemos que continuar as filmagens em outro local. Aí, fomos para o deserto.

Ficaram surpresos com a repercussão no YouTube?

Bem, "Gangnam Style" atingiu 1,3 bilhão de visualizações, então, não estamos surpresos. É divertido também ler os comentários e a controvérsia de alguns sobre o vídeo ser real ou não. E quem não acredita na veracidade do vídeo, está 100% enganado.

Postar um comentário