WRC: Road Car to Rally Car


Carros de rali se originam dos carros de passeio, mas quase tudo é diferente do mesmo veículo que se encontra nas ruas ou concessionárias. Um chassi de um carro normal é retirado diretamente da linha de produção e, depois de 700 horas de trabalho, é reforçado a ponto de aguentar o peso de dez carros de passeio iguais a ele.

O motor deve possuir um restritor de ar de 34 mm, o que iguala a potência de todos os participantes em 300 CV. O bloco e o cabeçote deve ser idêntico ao do carro de passeio que originou o modelo participante da competição, mas os pistões, varetas, válvulas, comandos de válvulas e lonas dos cilindros podem ser modificados. A pressão do turbo é por volta de 5 bar, o que gera um torque de 600 Nm, o mesmo de uma Ferrari Enzo.

Todos os carros do WRC possuem tração integral e câmbio sequencial, com pedal de embreagem, usado somente para iniciar o movimento do veículo. Há também spoilers e outros apêndices aerodinâmicos, para auxiliar a refrigeração dos componentes mecânicos do veículo, como motor e freios, e para manter o carro firme no chão ou nivelado quando salta obstáculos na pista. O resultado é um carro que acelera de zero a 100 km/h em três segundos e pode alcançar mais de 200 km/h de velocidade.

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