Documentário sobre a Fórmula 1, chamado "1", será revelado em Austin

"1" logo © Exclusive MediaDepois de ser anunciado há quase três anos, um novo e espetacular documentário, cujo tema principal é a Fórmula 1, será apresentado nesta quinta-feira (15), no Paramount Theatre, em Austin, Texas, palco do Grande Prêmio do Estados Unidos, penúltima etapa da temporada 2012.

Chamado simplesmente de "1", o documentário conta a história dos pilotos que competiram na época mais perigosa do automobilismo, os anos 1960 e 1970, onde os padrões de segurança começaram a ser reformulados até os dias de hoje.

Usando imagens raras, "1" terá o maior número de entrevistas já agrupado em um único filme, com depoimentos de nada menos de 12 campeões mundiais. Dentre os pilotos entrevistados, estão Jackie Stewart, John Surtees, Niki Lauda, Émerson Fittipaldi, Mario Andretti, Nigel Mansell, Jody Scheckter, Damon Hill, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Jenson Button e Jacky Ickx e Martin Brundle, além das autoridades Sid Watkins, Max Mosley e Bernie Ecclestone.

A produção da Spitfire Films foi dirigida por Paul Crowder, aclamado por trabalhos anteriores como "Riding Giants", e escrita por Mark Monroe, que foi autor do documentário "The Cove", condecorado com um Oscar de melhor documentário. O produtor de "1" é Nigel Sinclair, notável por Grammys para "No Direction Home: Bob Dylan" e "Foo Fighters: Back And Forth".

"As primeiras épocas da Fórmula 1 foram um tempo muito diferente. Nosso filme é uma grande experiência cinematográfica, na qual viajamos a diversas partes do mundo para produzi-la. É emocionante e também fala sobre humanidade e amizade entre os pilotos", disse Sinclair. "Milhões de pessoas ao redor do mundo assistem à Fórmula 1, mas muitas não conhecem a história da categoria, e não sabem que esta modalidade já foi muito perigosa. Nosso filme resgata a essência dessa época", acrescentou Crowder.

A apresentação especial de "1" será uma colaboração entre a SXSW Film Festival e o Circuit of The Americas. A Spitfire Pictures é uma marca da Exclusive Media, de Los Angeles, que também está envolvida na produção de "Rush", filme de Ron Howard, que retratará a temporada 1976 da Fórmula 1, que se caracterizou pela intensa disputa entre James Hunt e Niki Lauda, interpretados respectivamente por Chris Hemsworth e Daniel Bruhl, e tem seu lançamento previsto para setembro de 2013.

Postar um comentário