Os desafios para entregar um e-mail na caixa de entrada são muitos, mas grande parte está nas mãos do remetente, ou seja, a empresa responsável pelas campanhas, e não da ferramenta de disparo de e-mail.
Neste artigo estão os principais pontos que precisam ser tratados com atenção para que você obtenha sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing.
Adicionar ao DNS as regras de SPF, DKIM e CNAME
Usar esses protocolos de autenticação é uma dos processos para seus e-mails chegarem à caixa de entrada dos usuários. Se você não usar esses protocolos, estará prejudicando sua reputação perante os provedores de e-mail. Além disso, há um grande risco de suas mensagens caírem na caixa de SPAM dos destinatários.
Utilizar o mesmo domínio, tanto para hospedagem das imagens, quanto para a contabilização de cliques
O Gmail está aplicando um novo filtro anti-phishing. Esse filtro pontua as mensagens em HTML, nas quais o domínio da URL de contabilização for diferente da URL de hospedagem das imagens e do domínio do remetente. Isso significa que se você usar uma URL pra contabilizar os cliques em sua peça de e-mail marketing e ela for diferente da URL das imagens e do e-mail de remetente, isso vai contabilizar de forma negativa. Por isso, para que o Gmail contabilize positivamente, o ideal é que todas as URLs utilizadas sejam iguais.
Ter a certeza de que os e-mails utilizados nos campos de "remetente" e "responder para" são válidos e que recebem e-mail 100% do tempo e que não tenham respostas automáticas configuradas
E-mail Marketing é relacionamento e como tal ele irá analisar se você está entregando conteúdo relevante aos destinatários. Caso o engajamento esteja baixo, ele irá lhe penalizar com a redução da reputação. Lembre-se: taxa de rejeição tem impacto maior que taxa de ReportSPAM.
Os servidores de DNS que hospedam o domínio não podem estar em blacklists
Ter seu domínio listado em blacklist influencia diretamente na entrega dos seus e-mails, e, muitas vezes, prejudica sua entrega, fazendo suas mensagens chegarem na caixa de SPAM dos usuários.
Tome cuidado ao enviar e-mail marketing por parceiros
Ao compartilhar seu HTML com parceiros, para que eles façam disparos, você precisa garantir que não há nenhuma referência ao seu domínio e de preferência que ele utilize uma hospedagem de imagens própria. Isso porque o endereço do domínio e o caminho das imagens no HTML devem ser o mesmo.
Zerar pontuação do Teste AntiSpam. Principalmente as regras que falam de equilíbrio de HTML
É importante que seu e-mail marketing tenha equilíbrio entre o HTML e as imagens. Se, por exemplo, sua mensagem possuir muitas imagens e poucos códigos de HTML, o teste AntiSpam pontuará seu e-mail de forma negativa.
Evitar o uso do domínio utilizado no e-mail marketing para e-mails corporativos
A contaminação de uma maquina com vírus e trojans que enviam mensagens para listas de contatos pode arruinar a reputação do domínio utilizado para e-mail marketing.
Analisar com cuidado as taxas de reclamação de SPAM
As taxas de SPAM irão impactar diretamente na reputação dos seus IPs, domínios e URLs utilizados no corpo do e-mail. Quanto maior o número das denúncias, mais seus domínios e IPs serão prejudicados. Essas taxas de reclamações não podem ultrapassar 0,04%.
Não utilizar base de terceiros
Usar base de terceiros e/ou comprar listas é um dos maiores erros de quem deseja iniciar o trabalho com e-mail marketing. O e-mail marketing está em constante transformação! Por isso fique sempre atento aos relatórios das suas campanhas, ao engajamento de seus clientes com sua marca e sempre tenha uma estratégia para se aproximar dos novos cadastrados. Lembre-se: o bom relacionamento com sua base de e-mails garante a boa reputação de seus domínios.
Remover da base os e-mails que não abrem suas mensagens há mais de 120 dias
Os e-mails que não interagem com sua campanha podem ser spamtrap, ou seja, e-mail armadilha. Além disso, um e-mail que não abre suas campanhas pode inclusive ser um e-mail inválido. O ideal é que os e-mails inválidos sejam removidos da sua base de contatos o mais rápido possível. Caso isso não seja feito, o envio de mensagens para usuários inexistentes vai prejudicar sua reputação com os provedores de e-mail.
Inscrever-se em programas de whitelists e procurar certificar seus envios
As whitelists são listas de e-mails, domínios ou endereços IP previamente aprovados e que, normalmente, não são submetidos aos filtros anti-spam configurados. Para conseguir ter seu domínio ou IP inserido nessas listas, você deve estar dentro de todas as normas regulamentadoras e seguir as boas práticas. A Return Path faz o e-mail funcionar melhor ao classificar e certificar remetentes de e-mail do mundo todo. A empresa ajuda remetentes de grandes volumes de e-mail a ampliar suas taxas de resposta ao oferecer a solução de entrega. Auxilia fornecedores e administradores de e-mail a bloquear e-mails indesejados e maliciosos ao fornecer rankings de reputação de IP e outras ferramentas. Em resumo, essas ferramentas e serviços melhoram a experiência do usuário de e-mail ao protegê-lo de spam, phishing e outros abusos.
iMasters
Recomendações para o bom uso do e-mail marketing
Publicado: terça-feira, 26 de junho de 2012 às 12:11
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