O conceito de marketing de conteúdo pode ser visto de várias formas. Um publieditorial pode ser considerado marketing de conteúdo. Um programa de TV de uma marca pode entrar nesse conceito, afinal, está gerando conteúdo relevante da marca e mostrando ao consumidor uma forma diferente de propaganda. Publieditorial, por exemplo, é muito usado em revistas como "Informe Publicitário", que é uma propaganda com "cara" de informativo, de matéria jornalística.
Uma tendência que tem aparecido no Brasil é a parceria de marcas com canais de TV fazendo programas onde as marcas são inseridas no contexto. Não se trata daquele merchandising usado em programas de fofoca ou em cenas de novela, como quando a personagem resolve sacar dinheiro e vai a uma agência do banco X, mas de um programa inteiro sobre determinado assunto e a marca está ali no contexto da história: a propaganda não é incômoda e mostra o produto sendo usado, apresenta a experiência com o produto/marca.
Recentemente, um caso foi bem comentado no Brasil: a parceria da Land Rover com o canal de TV a cabo Discovery, que tem diversos programas sobre viagens ao redor do planeta. Com o tema "a gente vive de contar histórias", o programa rodou algumas cidades brasileiras a bordo de um carro da marca. Não tinha "descaradamente" uma propaganda do carro durante o programa, mas, naquela hora de duração, o carro aparecia diversas vezes, mostrando, inclusive, o seu conceito de carro aventureiro. Se no meio do programa havia inserções da marca, isso não vem ao caso, afinal de contas, a marca já estava exposta, e isso seria dinheiro jogado fora em potencial.
Marketing de conteúdo pode ser uma nova forma das marcas anunciarem. O comercial de trinta segundos não é mais tão efetivo como há alguns anos, as pessoas estão cada vez mais em diversas mídias e querendo consumir conteúdo.
iMasters
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