As redes sociais vendem?

As redes sociais podem ser uma boa ferramenta de marketing para uma empresa. E o que você pensa ao ler a pergunta "as redes sociais vendem?".

Você pode questionar, e dizer que o foco das redes sociais não é a venda e sim a comunicação (interação) com o os clientes e potenciais clientes do seu negócio. Essa é uma questão na qual concordo totalmente e tenho obtido ótimos resultados com essa forma de trabalho.

Mas, elas vendem ou não?

As redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras por empresas, sites, blogs e por pessoas que não têm um objetivo "comercial" envolvido.

01. Empresas

Podem ter como objetivo o atendimento rápido aos seus clientes e o monitoramento das suas marcas com o intuito de antecipar alguns fatos indesejáveis. Pode também servir de termômetro pra avaliar como sua marca/produto está posicionado e sendo vista pelo mercado. Além disso, as redes sociais podem ser usadas para interagir com o seu público alvo, realizar promoções, concursos, sorteios e discussões onde o tema esteja relacionado a um assunto que esteja ligado a sua empresa ou em qualquer outra forma de interação.

02. Sites e blogs de conteúdo

Já os sites e blogs de conteúdo possuem pontos que se assemelham aos objetivos das empresas, diferenciando no fato que o produto "vendido" é o conteúdo gerado (artigos, post, vídeos...). E assim como um produto físico ou uma prestação de serviço, esse conteúdo deve ser de qualidade e diferenciará um site/blog bom de um ruim. A interação com o público também é fundamental para avaliar o nível desse conteúdo.

03. Público em geral

As pessoas, diferentemente das empresas, site ou blogs têm diversos objetivos ao usar as redes sociais, podendo ser para descontrair, passar o tempo, divertir, conversar com os amigos, fazer network e muitas outras coisas que variam de acordo com o tempo disponível de cada ou da criatividade para uso dessas plataformas.

Agora você deve estar se perguntando por que o título desse artigo é: as redes sociais vendem? E não algo como: A importância da interação nas redes sociais.

Saiba que fiz essa introdução para responder. Para empresas, sites, blogs ou público em geral as redes sociais vendem, mas não da forma direta, elas ocorrem de forma indireta. Logo abaixo mostrarei como cada um vende o que tem a oferecer nessa ambiente social.

Como é com as empresas?

As empresas vendem seus produtos de várias formas. A partir do momento que você começa interagir com seus seguidores, oferecer conteúdo significante e que os direcionem para seu site ou que fortaleçam sua empresa. Também funciona quando você cria novidades que vão gerar mais visualização da sua marca, seja com vários RT no twitter, pelo compartilhamento de informações, pelo botão curtir no Facebook ou em discussões nas comunidades no Orkut.

As vendas são apenas consequências da interação da sua empresa/marca com o seu público. Tenho obtido resultados bastante favoráveis com as redes Facebook, Twitter e Orkut, e vendido muito apenas conversando com o público.

Várias vezes me deparei com vendas provenientes dessas redes, sem mesmo precisar ter contato direto com o comprador, visto nos relatórios do Google Analytics (ferramenta gratuita que permite análises do seu site). Em outros casos, tivemos vendas onde o seu início começou nessas plataformas, mas, depois continuamos por outros meios (e-mail, telefone, chat...)

E com os sites e blogs?

Da mesma forma que as empresas, precisam interagir com o público, mas o foco não é a venda de produtos e sim de publicidade ou outros meios que o rentabilize. O ponto principal é angariar visitantes para render as opções de publicidade que é utilizado ali, seja ela por meio de programa de afiliados ou por venda de pacotes publicitários para empresas.

Assim, da mesma forma que uma empresa, seu site terá que estar sempre em contato com seu nicho e gerando conteúdo de qualidade. Na verdade a primeira coisa que você terá que vender é o seu conteúdo, o título nesse ponto é de fundamental importância, pois é a porta de entrada para o conteúdo.

Até aí tudo bem. Mas e uma pessoa, o que ela venderia?

Com essas mudanças na internet e devido à grande influência da web 2.0 as empresas estão contratando e analisando as pessoas nas redes sociais. É dessa forma que pessoas também "vendem" a sua marca pessoal (marketing pessoal) para as outras pessoas e empresas. Uma rede social muito usada para esse fim é o Linkedin.

Se você já está empregado ou não está à procura de um emprego, fica a dica: continue vendendo sua marca pessoal e fique atento ao que fala nas redes. Há casos de demissões por causa de comentários inadequados deixados na web, e até outras não foram contratadas por participarem de determinadas comunidades no Orkut. Eu não gostaria de contratar uma pessoa que participa da comunidade "Eu sou muito preguiçoso", e você?

iMasters

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