Há 30 anos, chegava ao mercado o primeiro carro equipado com airbag. Apesar da Volvo levar a fama pela popularização do equipamento, foi a Mercedes-Benz que primeiro implementou a tecnologia do equipamento na produção de seus veículos. A estréia ocorreu em um sedã Classe S, em 1980.
Desenvolvido pela General Motors nos Estados Unidos, o airbag foi inventado como um substituto ao cinto de segurança. A Mercedes-Benz, entretanto, aprimorou a tecnologia, fazendo com que o item de segurança fosse acionado automaticamente a partir de uma tensão no cinto. Com o uso integrado do airbag e do cinto de segurança, a proteção de passageiros e motoristas ficou ainda maior.
Um estudo feito pelo NHTSA, o órgão do governo americano responsável pela segurança viária, concluiu que a probabilidade de um acidente de trânsito ter uma vítima fatal diminui em 61% quando airbag e cinto de segurança são utilizados. Segundo o órgão, as bolsas de proteção já salvaram a vida de 28.244 pessoas nos Estados Unidos, 23.127 motoristas e 5.117 passageiros.
Além do airbag, a fabricante sediada em Stuttgart, Alemanha, foi a primeira marca a introduzir outros mecanismos de segurança, como sistema de freios ABS e controle eletrônico de estabilidade, o ESP.
Airbag comemora 30 anos
Tags:
Carros,
General Motors,
Mercedes-Benz,
Volvo
Publicado: terça-feira, 28 de setembro de 2010 às 12:46
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
foi a mercedes? também o cambio automático e a cédula de segurança...
ResponderExcluir61%!! bastante, mesmo assim, acho que vamos a vero outro tipo de soluções para proteger a coluna cervical, quem sabe um HANS mais singelo, num futuro?