Santa Cruz do Sul tem plano para kartódromo na cidade, com o apoio de Rubens Barrichello


Kartódromo de Canasvieiras, em Florianópolis, com o apoio de Felipe Massa, foi lançado em 2009. Ideia é conduzir projeto semelhante
Santa Cruz do Sul poderá contar, nos próximos anos, com um kartódromo de nível internacional, apadrinhado por um grande nome do automobilismo brasileiro. A intenção da Prefeitura é garantir o apoio do piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello para implementar a obra. A parceria seguiria os moldes do que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, onde Felipe Massa se envolveu diretamente com a construção de uma nova pista de kart, no ano passado.

O kartódromo de Santa Cruz deve ocupar uma área dentro do Autódromo Internacional, junto ao Parque de Eventos. Segundo a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen, a proposta ainda está em fase de desenvolvimento e por enquanto não tem detalhes ou custos. A meta é lançar o projeto em abril, junto com o 1º Santa Cruz é Joia, evento que será realizado entre os dias 15 e 18, no Parque da Oktoberfest, para promover as potencialidades do município.

O mais recente kartódromo do Sul do País fica em Canasvieiras, bairro de Florianópolis. A pista, iniciativa do governo de Santa Catarina, teve participação direta de Felipe Massa, piloto da escuderia italiana Ferrari. Ao lado de outro piloto, Lucas di Grassi, que correrá este ano pela estreante Virgin, o vice-campeão de 2008 desenhou o traçado, inspirando-se em curvas e trechos de circuitos que compõem a F-1. A inauguração ocorreu em novembro, com o Desafio Internacional das Estrelas, vencido pelo alemão Michael Schumacher. O evento trouxe grande visibilidade para o empreendimento, inclusive com televisionamento internacional.


Desafio Internacional das Estrelas
Em Santa Cruz, o objetivo é tentar seguir o mesmo caminho com o Kartódromo Rubinho Barrichello. As tratativas com o piloto, inclusive, já teriam iniciado. No Brasil, outros dois circuitos levam o nome dele, em Caruaru, Pernambuco, e Palmas, no Tocantins. Ao todo, o País conta com 27 pistas oficiais, homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), fator que as credencia a sediar grandes eventos, como o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil. O número total, porém, é maior, incluindo as não homologadas pela CBA.

No Rio Grande do Sul, atualmente são oito kartódromos: Velopark (Nova Santa Rita), Internacional de Tarumã (Viamão), Internacional Cezar Franceschini (Farroupilha), Aristides Bertuol (Bento Gonçalves), Ayrton Senna (Bagé), Associação Pelotense de Automobilismo (Pelotas), Internacional de Venâncio Aires, e Municipal de Paverama (Paverama).

Gazeta do Sul

Postar um comentário