Pesquisa comprova que músicos escutam melhor

Depois de anos de mamãe te dizendo para desligar a música e proteger seus ouvidos, há finalmente uma evidência científica que a música pode ser boa para sua audição.

Novas pesquisas revelaram que músicos podem pegar sons da fala de maneira mais relevante em um ambiente barulhento do que não-músicos, sugerindo que o treinamento musical pode ajudar pessoas a escutar melhor em lugares como restaurantes ou salas cheias de pessoas.

"Ouvir em ambientes barulhentos é um desafio para todos, mas especialmente desafiante para adultos mais velhos e crianças com falta de habilidade para escutar", disse a neurocientista Nina Kraus da Universidade Northwestern, que é co-autora do projeto publicado este mês no jornal "Ear and Hearing". "Se pudermos estabelecer que a experiência musical pode ajudar na percepção de falas em ambientes barulhentos, isso tudo criará provocações implicativas em termos de encorajar políticas e famílias a darem educação musical para suas crianças".

Kraus e outros colegas compararam a performance de 16 músicos e 15 não-músicos em dois testes de percepção de falas em ambientes com ruído. Nos dois experimentos, os participantes tiveram que ouvir sentenças simples em condições barulhentas e repetir de volta o que eles escutaram. Ao ajustar o nível do som de fundo e contar o número de vezes que se repetiram palavras e sentenças corretamente, os pesquisadores calcularam um nível de audição para cada pessoa.

Nos dois testes de som, músicos superaram em bastante os não-músicos, e também demonstraram melhor trabalho de memória. "A extensão da experiência musical também importa", disse Kraus. "Cada vez mais cedo você começa e mais anos você está praticando, melhor sua percepção de falam em ambientes barulhentos".

Pesquisas prévias dos efeitos do treinamento musical no cérebro sugerem que estudar música aumenta regiões do cérebro responsáveis por decodificar processos sonoros, incluíndo áreas do cortex cerebral e o sistema auditivo cerebral. Treinar o cérebro a escutar e entender a música também aumenta a habilidade de escutar e entender a fala, disse Kraus, e isso faz sentido que o efeito seja particularmente nítido em condições ambientais barulhentas.

"Você faz parte de uma orquestra ou banda, e você está tentando ouvir o som do seu instrumento ou tentando tirar a melodia ou a linha do baixo", disse Kraus. "Há uma analogia em escutar conversas em ambientes com ruído, onde o que você está tentando fazer é retirar um sinal, a voz de quem fala, no meio de muitos outros sons que estão em volta".

Os pesquisadores utilizaram-se de pessoas jovens sem problema auditivo algum, e os músicos todos iniciaram seus treinamentos antes dos 7 anos e tocaram consistentemente por pelo menos 10 anos. As pesquisas deverão agora atingir novos pontos. Kraus deseja saber quanto treinamento musical é necessário para conseguir algum benefício na audição, como também se instrumentos em particular tem algum tipo de vantagem.

Postar um comentário