Ele é um motor de 700cc, é turbocomprimido, tem potência de 130 HP e 122 lb-ft de torque, e possui três cilindros.
Até então, nenhuma novidade. O protótipo começa a se diferenciar na sua mecânica. A começar pelo formato dos cilindros. O cilindro central tem o pistão mais largo que os outros, que são iguais um ao outro. Há dois comandos de válvulas. Um deles, trabalhando na metade da velocidade do sistema de engrenagens e correias, para acionar as válvulas dos dois cilindros de pistões menores, e o outro, somente para o cilindro central, trabalhando na velocidade normal.
Os cilindros de pistões menores funcionam como um motor de quatro tempos, mas mandam o fluxo de exaustão para o cilindro central, que tem taxa de compressão variável, podendo se ajustar para a necessidade do momento. Este cilindro aproveita os gases resultantes da combustão do combustível pelos outros dois cilindros para gerar mais força. O cilindro central desmembra os processos de expansão e compressão, podendo definir uma taxa de expansão otimizada, independentemente da taxa de compressão, e aumenta a eficiência termodinâmica do motor.
O resultado disso tudo é um motor com taxa de compressão próxima a de um motor diesel, que é de 14.5:1, além de ser mais compacto e economizar de 5% a 20% a mais de combustível. Além disso, não utiliza novos componentes ou diferentes processos de fabricação, podendo ser de fácil fabricação em escala industrial.
Mais informações sobre o protótipo podem ser conferidas aqui, aqui e aqui.
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