Review de CD - The Devil You Know - Heaven & Hell

Embora neguem mesmo sob tortura, posso apostar que até os fãs mais radicais do velho BLACK SABBATH, de OZZY OSBOURNE, se impressionaram com o ótimo álbum "The Devil You Know", a nova (e revigorante) aventura do HEAVEN & HELL. Afinal, é impossível negar a qualidade do SABBATH em sua "versão 2.0", com Ronnie James Dio nos vocais e Vinny Appice na bateria, ao lado de Tony Iommi e Terry "Geezer" Butler.

É fato que a audição deste CD fica ainda mais rica após a experiência de assistir a uma performance ao vivo da banda, o que foi possível com a turnê do HEAVEN & HELL pelo Brasil, em maio deste ano. Pois o quarteto, já veterano, mostrou na mais difícil das provas, o palco, que a vitalidade transpirada nas faixas de "The Devil You Know" não é mera trucagem de estúdio. Sim, os caras continuam com aquele punho de 1980, data do lançamento de "Heaven & Hell", mas estão quase três décadas mais experientes e sábios. Como um bom vinho.

Não há muito a se acrescentar sobre a categoria dos músicos, exceto a já destacada energia de senhores que passaram há tempos dos 50-e-vários anos de uma vida pouco regrada. Dio continua a cantar como um garoto, Iommi conduz a sua guitarra com a agressividade e a inteligência habituais, Geezer segue promovendo intervenções cirúrgica com seu baixo e Appice, se é o menos brilhante do quarteto, pelo menos garante terreno para o brilho dos seus colegas.

O primeiro ponto positivo de "The Devil You Know" é o fato de a banda não se apegar à tentativa de "refazer" obras como "Mob Rules", "Dehumanizer" ou mesmo "Heaven & Hell". O disco novo é novo de verdade, embora traga as impressões digitais indeléveis do grande SABBATH de Dio, Iommi, Butler e Appice – como a maior elaboração melódica e um peso diferente daquele conferido aos trabalhos da banda com a participação de Ozzy e Bill Ward.

A abertura do CD fica por conta de "Atom and Evil", que já antecipa ao ouvinte a volta em grande estilo de uma das melhores bandas do ramo: pesada, profunda e envolvente. "Fear", "Bible Black" e "Follow the Tears", as três músicas de trabalho do novo álbum na turnê que passou pelo Brasil, comprovam sem qualquer dificuldade por que foram escolhidas pela banda para execução ao vivo – e a repercussão do público a elas nos shows mostra que a seleção foi acertada.

Mas "The Devil You Know" guarda outros tesouros, como "Double the Pain", a ótima "Eating the Cannibals", "Rock and Roll Angel" e "Breaking Into Heaven", uma faixa épica, que já nos deixa com água na boca para um próximo álbum. Em suma, estamos diante de uma obra com toda a propriedade e riqueza de um autêntico BLACK SABBATH.

A volta do HEAVEN & HELL, solidificada com um excelente lançamento de inéditas, é uma notícia a ser comemorada. Afinal de contas, Iommi e Geezer são importantes demais para viverem à espera da disposição – e da boa vontade – de Ozzy e Sharon Osbourne (talvez mais dela do que dele hoje em dia) para uma reunião do Black Sabbath original. Então, longa vida ao HEAVEN & HELL!

The Devil You Know – Heaven & Hell

1 - "Atom & Evil"
2 - "Fear"
3 - "Bible Black"
4 - "Double The Pain"
5 - "Rock And Roll Angel"
6 - "The Turn Of The Screw"
7 - "Eating The Cannibals"
8 - "Follow The Tears"
9 - "Neverwhere"
10 - "Breaking Into Heaven"

Gravadora: Roadrunner Records

Whiplash

Talvez você também queira ver...

Postar um comentário