O dia P

O próximo dia 23 de julho será decisivo para a Porsche, que possui dívidas que somam mais de 10 bilhões de euros, a maioria delas criada numa frustrada tentativa da marca produtora do 911 de adquirir o controle total da Volkswagen. Agora, os papéis se inverteram, e o encontro desta quinta pode determinar que a VW possuirá 49,9% das ações da Porsche, e o restante, possível de ser comprado no futuro.

Por mais de três anos, a Porsche tentou de todas as formas adquirir o controle da Volkswagen, através de uma financeira que quebrou devido à crise econômica mundial do ano passado. Agora, o "caçador" virou "caça", e poderá ser a décima marca que se tornará propriedade do grupo Volkswagen, que já é dona das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Scania. Skoda, VW, e VW Commercial Vehicles.

A crise na Porsche poderá causar um colapso no setor executivo da empresa. O CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking, estaria construindo uma ajuda de 100 milhões de euros para que assim pudesse deixar o comando da empresa, e Michael Macht iria substituí-lo, segundo o Der Spiegel.

Este é outro episódio na história das "facções rivais" Porsche e Volkswagen, ambas de uma mesma família. Ferdinand Porsche, mentor do Fusca e criador da Volkswagen, foi avô de Ferdinand Piech, hoje, CEO da Volkswagen e sócio da Porsche, e de Wolfgang Porsche, CEO da Porsche e membro do conselho da Volkswagen.

Postar um comentário