O que um framework NÃO é

Um framework não é um CMS. Um framework como o CakePHP não é um CMS, ou seja, ele não gerencia o conteúdo de seu site. Mas nada o impede de criar fazendo uso de um framework.

Um framework não é incompatível com AJAX. Se você quer usar esta sigla bonita em seus projetos, um framework não irá te atrapalhar. Aliás, em alguns casos, como no CakePHP, ele lhe fornece alguns helpers para trabalhar de forma mais simples com AJAX. Mas se não oferecesse, você poderia escrever seus arquivos JavaScripts na mão e ser feliz da mesma forma, não sendo, assim, um fator limitante.

Um framework não te engessa. Se você entendeu todos os conceitos e a base de como funciona seu framework preferido, ele não deverá te engessar, pois você sempre conseguirá criar o que deseja. É claro que se você tentar usar um framework para desenvolvimento web para criar um aplicativo desktop, não vai dar certo.

Um framework não é fácil de aprender. Um framework não é simples de aprender e de usar sem o mínimo de entendimento de OOP ou Programação Orientada a Objetos além da arquitetura que o mesmo utiliza. No caso do CakePHP, se você não conhece OOP não saberá a vantagem de criar e usar/não saberá criar e usar, por exemplo, components e helper. Ou o que você poderá fazer usando o app_controller / app_model, uma vez que todos os controllers e models são filhos deles. A arquitetura também lhe ajudará a entender onde colocar o que. Ou seja, quem é o tal model, view e controller e o que colocar dentro de cada um deles.

Um framework não faz mágica sozinho. O framework não sabe se você quer ordenar de forma ascendente ou descendente, a menos que você diga a ele. Lembre-se, um framework te ajuda a manter o código organizado e fornecendo algumas facilidades genéricas, permitindo que você desenvolva cada vez mais rápido.

Postar um comentário